ArcGIS 10: Rescale em Batch, Composição Colorida RGB e Fusão de Imagens Landsat-8

49

 Rescale (Conversão Radiométrica)

É o processo utilizado para executar transformações radiométricas nas imagens de satélite. Durante o processamento, as imagens serão convertidas do range de 16 bits para 08 bits, facilitando a distribuição em outro software e reduzindo pela metade o tamanho do arquivo. Os dados são escalados para serem compatíveis com o range de 8 bits (0–255 níveis de cinza), similar aos produtos Landsat-5 e Landsat-7.

Composição Colorida RGB

A Composição Colorida RGB 6-5-4 do satélite Landsat-8 corresponde à antiga composição Landsat-5 RGB 5-4-3. Vamos gerar uma única imagem colorida com três bandas apenas.

Fusão de Imagens

Após a criação da imagem Multiespectral, chegou a hora de alcançar a resolução espacial de 15 metros do satélite Landsat-8. O objetivo é utilizar a imagem Multiespectral para colorir a Pancromática. O nome desse processo chama-se PAN-SHARPENING.

Produto Landsat-8 com Pixel de 30 metros:

FINAL1_

Produto Landsat-8 com Pixel de 15 metros:

FINAL2_


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

49 Comentários

  1. Oi Jorge!

    Estive trabalhando com as imagens do Land 8 aqui no Estado de São Paulo, mas me parece que a banda pancromática está meio “desbotada”, como se não tivesse realmente 16 bits, e como resultado qualquer fusão com a PAN parece perder informação espectral…
    mesmo utilizando a banda PAN sozinha, esta não parece estar muito bem calibrada… você sabe alguma coisa a respeito?

    Abraço

    • Olha, essa é uma questão um pouco subjetiva. PAN desbotada? Para saber se o raster está em 16 bits, o range dos dados deve ser entre 0 65535 níveis de cinza.
      É o que eu sei até o momento. Temos poucas imagens do satélite no acervo. O Landsat-8 é novo e muitos outros questionamentos virão. Agradeço sua colaboração, Fábio.

      Abraço!

      Jorge Santos

  2. Jorge Santos, descobri o problema! Era um bug do ArcGis 10 que mudava o Scale Factor para 1. Baixei um patch no próprio site do ArcGis que corrigia este problema. Não me recordo o link, mas quem precisar é só falar comigo no face que passo.

  3. Matheus Oliveira
    Boa noite.
    Estou com o problema de deslocamento da imagem e vendo o tutorial aqui no no site do processamento digital percebi que você descobriu o erro que esta no Arcgis, se puder me mandar o link do patch e como faço para corrigir o bug agradeço.
    Rosana.

  4. Oi Jorge,

    Esse tutorial vale para imagens LandSat 7 também?
    Tentei fazer, mas Jorge, o Scale Pixel Value no Copy Raster não fica disponivel

    O que faço?
    Obrigado.

  5. Matheus Oliveira – Olá Matheus, gostaria de contar com esse patch com o intuito de solucionar o problema que estou tendo na composição de bandas. O fato é que a imagem da banda 8 quando sobreposta às outras imagens, fica com uma faixa fora da sobreposição.
    Valeu

  6. Boa tarde,
    Estou tentando trabalhar com imagens do LANDSAT-8 em uma área da região Amazônica. Existe a imagem lá, eu baixei como as outras e esse processo não funcionou. Quando eu faço a composição, as imagens ficam em preto e branco, como se fosse uma banda comum que não tivesse sido trabalhada. Em outra região (em MG), pelo mesmo processo, funcionou. Você sabe por que nesta área da região Amazônica, que possui as imagens direitinho, esse procedimento não funciona?

  7. Boa noite Jorge, parabéns, excelente tutorial. Eu tenho apenas uma dúvida. Eu preciso realizar dois trabalhos, preciso classificar as imagens para mapeamento de uso do solo, mas antes eu preciso fusionar 3 cenas, pois a minha área de trabalho é muito grande. Devo realizar essa conversão radiométrica para efetuar o mosaico, correto? Mas em um outro artigo eu li que para fazer classificação era interessante deixar a imagem em seu tamanho original de 16 bits. Qual seria a melhor opção, trabalhar com 16 bits ou 8 bits? E qual seria a diferença entre elas? Obrigado.

  8. Olha Rafa, para classificação de imagens, eu recomendo que você mantenha o tipo de dado o mais próximo possível do que a operadora de satélite entregou para você. Portanto, melhor manter mesmo a imagem em 16 Bit. Um forte abraço!

  9. Oi Jorge. Bom dia!
    Tentei fazer 3x e sempre dava erro. Agora fui tentar de novo e a janela Copy Raster só aparece com os campos Input e Output Raster. As demais não aparecem. Oq devo fazer pra resolver isto? Pode me ajudar?

DEIXE UMA RESPOSTA