Dados Externos e SIG – Parte 01 de 10

0

Importação de Arquivos de Texto para Planilha

Esta é uma série de postagens sobre manipulação de dados de texto. Pode parecer incrível, mas esta pauta possui interface com temas sobre interoperabilidade, automação, cadastro de dados alfanuméricos, união espacial, geocodificação e muitos outros assuntos que serão tratados aqui no blog se o tempo permitir. É imperativo realizar análises espaciais através de aplicativo SIG desde que a fase de tratamento dos dados tenha sido superada. Os procedimentos e passos necessários para alcançar o objetivo – a análise em si – vão depender diretamente de informações que estão à disposição do usuário.

A importação de dados externos para planilha eletrônica é um desses passos. É uma tarefa complementar para os que lidam com SIG diariamente. Não há diferenças entre os procedimentos para importação de arquivos externos de texto no Microsoft Excel ou Oracle LibreOffice Calc:  em ambos os programas, esta funcionalidade apresenta um bom resultado.

Esta é um dica para usuários iniciantes em SIG. Use essa dica dominar a importação de arquivos de texto para o Excel 2010 e LibreOffice Calc.

Modelo de Planilha 1

Vamos utilizar esta planilha para o LibreOffice Calc: <http://goo.gl/Dd1bkd>

Modelo de Planilha 2

Após verificar os procedimentos no Calc, use essa planilha para o Excel 2010: <http://goo.gl/O6mxvn>

 No final da série, pretendo criar um e-book.


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA