QGIS 2.0: Geocodificação de endereços através do Google via plugin mmqgis

15

Transforme Dados Cadastrais em Dados Espaciais

A Geocodificação é um processo que permite transformar endereços listados em planilha eletrônica em objetos espaciais. Você pode utilizar diversos recursos como o Google Fusion Tables para geocodificar endereços. Neste tópico, vamos conhecer os recursos do QGIS 2.0 para concluir essa tarefa.

Geocodificação através do Google

O plugin mmqgis possui um algoritmo que envia os endereços para a base de informação do Google e retorna o resultado em shapefile. Com efeito, todos os endereços vão possuir coordenadas XY e podem ser considerados como informação geoespacial. Este é o método mais fácil até aqui. Como todo aplicativo, há restrições: uma grande quantidade de dados pode apresentar travamentos como ocorre com o Fusion Tables. Os endereços que não obtiveram êxito na geocodificação podem ser armazenados em outro arquivo CSV para avaliação posterior.


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

15 Comentários

  1. Não consigo importar o .csv. Sempre dá erro. Refiz o processo várias vezes… será que há algo errado com a nova versão do qgis (2.2)?

    • Olá Diego,
      Não sei se já conseguiu resolver o seu problema, contudo, o plugin deve ter sofrido alguma atualização que o deixou incompatível com essa sua versão do QGIS. Atualize para a versão 2.4.0-Chugiak e tudo funcionará como descrito no tutorial. Exceto pela instalação do plugin que está ligeiramente diferente, mas, que produz os mesmos resultados.
      Abraços

  2. Obrigada Jorge! Deu super certo! Testei no Qgis 2.2. Você sabe me dizer se tem uma forma de conversão mais rápida? Direto no fusion table do google drive vai mais rápido, mas o resultado é em kml, o que impede de criar mapa de calor. Vc sabe se tem outra forma? Obrigada!

  3. Prezado Jorge,

    Muito obrigado por sua disponibilidade em ajudar. Fiz os passos descritos, entretanto, com a versão 2.4.0-Chugiak do QGIS e tudo funcionou perfeitamente. Vc não faz ideia do trabalho que me poupou para poder geocodificar os endereços.

    Espero que alcance o pleno conhecimento cartográfico o mais breve possível, sem contudo, esquecer desses pobres mortais, que tanto se valem dessas postagens para a consecução dos seus trabalhos.

    Obrigado!

  4. Prezado Jorge,
    Fiz todos os procedimentos conforme seu tutorial, porém utilizo uma versão mais nova do QGIS 2.14.2.
    O que ocorreu foi que todos os endereços que estavam em minha planilha, caíram no mesmo ponto, como se ele tivesse reconhecido apenas o município. Já testei os endereços pesquisando no Google Maps e estão corretos. Não sei o que pode estar acontecendo. Alguém já conseguiu resolver esse problema?

    Agradeço.

  5. Prezado Jorge, obrigada pelo retorno. Fiz outros testes e constatei que havia algum vício na planilha que eu estava utilizando. Já consegui resolver o problema. Novamente agradeço.

  6. Sabe informar se tem como geocodificar com base no bing? Pois tem muitos endereços que com a api da google não identifica e que o bing consegue achar (este no caso manualmente, então queria saber se tem um processo automático com api do bing)?

  7. Olá Jorge. Boa noite.
    Acho que o link para baixar as bases vetoriais estão quebrados. Não consegui baixar. Poderia verificar. Obrigado.

  8. Olá!
    Gostaria de tirar uma dúvida, estou fazendo o georreferenciamento de uma planilha salva em CSV (UTF-8), porém esta acusando o seguinte erro: “exceeded daily google limit: 4 addresses geocoded.”
    Saliento que já fiz esse procedimento inúmeras vezes e nunca havia acusado tal erro, será que vc pode me dar um auxílio?

    Grata desde já!

    Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA