Gimp 2.8: Fusão de Imagens Landsat-8 em Pseudo Cores Naturais

4

gimp_600x300

O Gimp também pode pode fusionar imagens Landsat-8 em pseudo cores verdadeiras. Esta é uma dica experimental e não pode ser colocada em ambiente de produção, porém os resultados são surpreendentes.  As composições artificiais aqui geradas consideram apenas o aspecto visual, por isso, desconsidere qualquer processo como classificação, segmentação etc.; para imagens PNC (Pseudo Natural Color).

Histórico das Composições PNC

Essa composição foi proposta para os sensores que não possuem a faixa espectral azul. Para que as imagens pudessem apresentar cores naturais, são geradas duas bandas sintéticas azul e verde através de uma matemática de bandas simples. Abaixo segue a lista de tutoriais sobre composição PNC que já foram abordados aqui:


Limitações do Gimp

O Gimp pode apresentar alguns problemas de gerenciamento de memória no Windows por uma razão simples: o Gimp foi idealizado para rodar em Linux. Você precisa de um bom equipamento para renderizar arquivos raster nesse programa.

Além disso, o Gimp não possui o modo de cores CMYK para impressão, então evite editar mapas que serão impressos nesse programa.

Tutorial

Para concluir essa tarefa, realizamos os seguintes procedimentos:

  • Conversão das quatro bandas para 8 bits;
  • Composição Colorida RGB;
  • Fusão da banda Multiespectral de 30 metros com a Pan de 15 metros.

Para executar essa tarefa em “puro” software livre,  vamos usar os programas GDAL, QGIS e Gimp. No GDAL, podemos converter as imagens em 8 bits. No QGIS, a composição escolhida foi RGB 6/5/4. Podemos empilhar as bandas e extrair o arquivo TFW para uso posterior. A fusão é realizada no Gimp, sem complicações.

GDAL: Rescale das 4 bandas

Esta é uma atividade visual, portanto,  podemos alterar a profundidade de bits das imagens. O GDAL está disponível para uso após a instalação do SIG QGIS 2.0 e pode ser executado através de um shell

Organize as bandas 4, 5, 6 e 8 numa pasta separada (evite caminhos longos). Execute o programa gdal_translate para converter as bandas de 16 bits para 8 bits através do comando abaixo:

for %i in (*.tif) do gdal_translate -of GTiff -ot Byte -scale -co TFW=YES %i %~ni_8bits.tif

Rescale no GDAL

QGIS 2.0: Composição Colorida RGB 6/5/4

  • Execute o QGIS e clique no menu Raster – Miscelânea – Mosaico;
  • Aponte para as bandas coloridas 6, 5 e 4 e informe o nome de saída;
  • Marque o Nodata como valor 0;
  • Marque a opção Camada Acumulada;
  • Em Opções de Criação, pressione o sinal de (+) e digite TFW e YES nos dois campos.

Gimp: Fusão de Imagens

Chegou a hora de gerar a fusão de imagens no Gimp 2.8.

Abra o Gimp e clique no menu Arquivo – Abrir. Aponte para o local onde estão as duas únicas imagens que serão utilizadas: a Multiespectral RGB 6/5/4 e a Banda 8 (Pan). 

O Gimp 2.8 Windows apresenta uma mensagem estranha ao abrir imagens GeoTIFF. Apenas ignore essa mensagem.

Não esqueça que o Gimp possui limitações e alguns processos simples levam mais tempo. Use as janelas acopladas se preferir e execute os passos abaixo:

  • Aplique um Zoom de 100% na PAN
  • Aplique um Zoom de 100% na MULTI
  • Na PAN, clique no Menu Imagem – Modo – Cores RGB.
  • Na PAN, clique no Menu Imagem – Redimensionar camada. Copie o valor da altura ou largura da PAN. Clique no botão OK.
  • Na MULTI, clique no Menu Imagem – Redimensionar camada e cole valor da altura ou largura que foi copiado da PAN. Clique no botão OK.
  • Na MULTI, clique no Menu Selecionar Tudo ou pressione CTRL +A
  • Ainda na MULTI, clique no menu Editar – Copiar.
  • Na PAN, cole a imagem MULTI por cima.
  • Na guia camadas, modifique a opção de NORMAL para SOBREPOR. Pronto. Fusão realizada.

Você pode aplicar uma equalização automática no Gimp. Primeiro, é necessário mesclar as camadas, sendo que antes você tem que ancorar a imagem, depois achatá-la. Os procedimentos de ancoragem e equalização automática estão descritos no vídeo abaixo:

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/QkpscDkyyVU

Gostou da composição PNC resultado da fusão entre a PAN e a MULTI? Bem curiosa, de fato. Salve o arquivo como TIFF e use o TFW da banda pancromática para recuperar a posição espacial da imagem gerada pelo Gimp. Não é um procedimento que pode ser utilizado no dia a dia, mas o resultado final é pra lá de curioso.

Download do Tutorial no formato MP4

Estou evitando o Dropbox para hospedagem de arquivos grandes. Estarei utilizando o Mega e outros até unir esforços para contratar uma hospedagem profissional para o blog. O Mega é rápido mas pode apresentar algumas instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega

Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

4 Comentários

  1. Não consigo carregar a imagem colorida (como no video) no Gimp. Fis o mosaico no QGis e exportei como TIFF. Fiz tudo igual, mas não consigo de jeito nenhum carregar a imagem colorida no Gimp, consequentemente, ela só sai em tons de cinza, fusionada), mas em tons de cinza. Alguma dica?

DEIXE UMA RESPOSTA