QGIS 2.0: Composição Colorida RGB para Imagens Landsat-8

24

Sobre o Satélite Landsat-8

A plataforma Landsat-8 possui oito faixas multiespectrais com resolução espacial de 30 metros, duas bandas termais reamostradas para 30 metros e uma faixa pancromática com tamanho de pixel de 15 metros, além de uma banda de qualidade. Informações complementares sobre o satélite podem ser obtidas nos links abaixo:


As combinações de bandas do Landsat-8 testadas por mim são estas:

RGB Cores Verdadeiras (True-Color RGB): Bandas 4/3/2 | Tela Cheia

LANDSAT8RGB432 

Falsa Cor (False Color): Bandas 5/4/3 | Tela Cheia

LANDSAT8RGB543 

Falsa Cor (False Color): Bandas 6/5/4 | Tela Cheia

LANDSAT8RGB654

Empilhamento de Bandas no QGIS 2.0

Para gerar uma Composição Colorida RGB com três bandas multiespectrais do satélite Landsat-8 no QGIS 2.0, clique no menu Raster – Miscelânea – Mosaico (não é necessário carregar nenhum raster no QGIS para gerar essa composição):

Mosaico

No campo Arquivos de Entrada, selecione a pasta com as três bandas multiespectrais do sensor. Em seguida, marque a ordem das bandas de acordo com o seu interesse. Para gerar uma combinação RGB 6/5/4, é preciso selecionar as bandas 6, 5 e 4 exatamente nesta ordem. O driver para o raster Landsat-8 é o GDAL GeoTIFF:

QgisRGB02

No campo Arquivo de saída, indique uma pasta de saída para o novo TIF.

Nas opções seguintes, marque o campo Camada Acumulada (Layer Stack), clique no campo Opções de Criação e clique no botão (+). Digite as strings TFW e YES nos campos apropriados (veja a imagem abaixo):

QgisRGB03

Você pode marcar a opção Carregar na Tela ao Concluir. Clique no botão OK e aguarde o término do processo. A composição de bandas da cena multiespectral Landsat-8 RGB 6/5/4 com resolução espacial de 30 metros será criada.

QgisRGB04

Algumas versões do programa retornam mensagens de erro no Python, mas o arquivo será criado da mesma forma, basta você examinar o diretório.

Composição Landsat-8 Multiespectral 8 Bandas

Para processos como Classificação de Imagens, você pode empilhar oito bandas multiespectrais com resolução espacial de 30 metros (Bandas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9). Neste processo, as  bandas 8 (PAN), 10 (TIRS/Termal), 11 (TIRS/Termal) e a banda de qualidade BQA deve ser excluídas da composição multiespectral. Classificadores costuma utilizar o total potencial das faixas espectrais no processo e não utilizam nenhuma tarefa de PDI que pode modificar o dado original (Conversão Radiométrica, Realce/Equalização, Mosaicagem, Linha de Corte, etc).

Modificando a Ordem das Bandas

No processo de empilhamento de bandas, você pode, por exemplo, colocar a 6/5/4 na dianteira da composição e depois marcar as bandas 1, 2, 3, 7, e 9. O resultado também  será satisfatório: Landsat-8 Multiespectral 8 bandas na composição 6/5/4/1/2/3/7/9.

Visualização Composição RGB 6/5/4 no QGIS

Tela Cheia [1080 × 723]

QgisRGB05a

Desativando o Realce Automático no Programa

No QGIS, as imagens recebem um realce de 2% quando são carregadas no programa. Esta é uma configuração útil para clarear imagens escuras, porém esse recurso pode mascarar a real radiometria do raster. Para desligar o realce automático, clique no menu Configurações – Opções. Na opção Renderização, estas são as configurações padrão que são formatadas pela instalação padrão:

Tela Cheia [864 × 616]

QgisRGB06a

Modifique as opções para Estender para MinMax em todos os campos. Esta técnica vai desligar o realce automático das imagens:

Tela Cheia [864 × 616]

QgisRGB07a

Cena Landsat-8 RGB 6/5/4 sem Realce

Este é o aspecto de uma cena Landsat-8 com sua resposta espectral padrão, sem realces:

Tela Cheia [1080 × 723]

QgisRGB08a

O realce automático é importante para usuários iniciantes em PDI que não dominam a técnica de Equalização de Imagens.

Se o realce automático é importante para o seu trabalho, apenas deixe as configurações como são e não aplique as mudanças.

Fim do tutorial. Deixe seu comentário ou compartilhe esse post através do Google+/Twitter/Facebook.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

24 Comentários

  1. Quando tento executar a ferramenta "mesclar" e dou o comando para executar aparece uma mensagem "O processo falhou ao iniciar. Um ou outro programa está ausente, ou você não tem permissão para rodar o programa." O que será que preciso fazer para que a função execute?

  2. Bem estranho esse comportamento do QGIS, Bruno. Qual sua versão do programa? Parece ser erro na instalação, eu devo adverti-lo a possui totais privilégios de administrador para usar esse programa, e também devo alertá-lo que contas de usuário Windows com espaços, nomes compostos ou acentuação costumam dar pau no programa. Verifique esses itens. Abraço.

  3. Douglas Santana Serato O QGIS é um aplicativo que precisa ser utilizado muito bem. No caso do Tiago, veja que uma pasta onde ele armazenou as imagens contém espaços. O QGIS não funciona muito bem assim. Quer resolver o problema? Converse comigo no Skype ou Hangout. Te vejo lá!

  4. Tiago Alexandre Vedovato e Douglas Santana
    O erro está na nomenclatura da pasta de trabalho: D:/TRABALHOS/Imagens Satlite/Landsat_8/
    Troque "Imagens Satlite" por "imagens_satelites". Evite utilizar espaços ou caracteres especiais pois isso acarreta erros no processamento dos algorítimos.

  5. Uso o QGIS 2.4 no OS X Mavericks 10.9.4. Seguindo à risca o tutorial, tentei criar composições RGB de imagens Landsat-5 com as bandas de 30 m. Não importa a ordem em que as bandas são selecionadas, o resultado é sempre o mesmo e estranho. Por exemplo, a composição RGB 321 (cores verdadeiras) resulta em uma composição saturada em azul. Abaixo segue a rotina gdal na caixa de diálogo da ferramenta. O que estaria acontecendo?
    gdal_merge.py -separate -of GTiff -o /Users/mariorollo/Desktop/SantaMarta_20090828/RGB321B.tif /Users/mariorollo/Desktop/SantaMarta_20090828/LANDSAT_5_TM_20090828_220_080_L2_BAND3.tif /Users/mariorollo/Desktop/SantaMarta_20090828/LANDSAT_5_TM_20090828_220_080_L2_BAND2.tif /Users/mariorollo/Desktop/SantaMarta_20090828/LANDSAT_5_TM_20090828_220_080_L2_BAND1.tif

  6. Oi. Qual a fundamentação teórica por trás do passo onde escrevemos as "strings" TFW e YES? E porque a caixa "camada acumulada" deve ser marcada? Enfim, gostaria de saber os processos realizados pelo programa por trás dessas opções. Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA