QGIS 2.0: Composição Colorida RGB para Imagens Landsat-8

24

Sobre o Satélite Landsat-8

A plataforma Landsat-8 possui oito faixas multiespectrais com resolução espacial de 30 metros, duas bandas termais reamostradas para 30 metros e uma faixa pancromática com tamanho de pixel de 15 metros, além de uma banda de qualidade. Informações complementares sobre o satélite podem ser obtidas nos links abaixo:


As combinações de bandas do Landsat-8 testadas por mim são estas:

RGB Cores Verdadeiras (True-Color RGB): Bandas 4/3/2 | Tela Cheia

LANDSAT8RGB432 

Falsa Cor (False Color): Bandas 5/4/3 | Tela Cheia

LANDSAT8RGB543 

Falsa Cor (False Color): Bandas 6/5/4 | Tela Cheia

LANDSAT8RGB654

Empilhamento de Bandas no QGIS 2.0

Para gerar uma Composição Colorida RGB com três bandas multiespectrais do satélite Landsat-8 no QGIS 2.0, clique no menu Raster – Miscelânea – Mosaico (não é necessário carregar nenhum raster no QGIS para gerar essa composição):

Mosaico

No campo Arquivos de Entrada, selecione a pasta com as três bandas multiespectrais do sensor. Em seguida, marque a ordem das bandas de acordo com o seu interesse. Para gerar uma combinação RGB 6/5/4, é preciso selecionar as bandas 6, 5 e 4 exatamente nesta ordem. O driver para o raster Landsat-8 é o GDAL GeoTIFF:

QgisRGB02

No campo Arquivo de saída, indique uma pasta de saída para o novo TIF.

Nas opções seguintes, marque o campo Camada Acumulada (Layer Stack), clique no campo Opções de Criação e clique no botão (+). Digite as strings TFW e YES nos campos apropriados (veja a imagem abaixo):

QgisRGB03

Você pode marcar a opção Carregar na Tela ao Concluir. Clique no botão OK e aguarde o término do processo. A composição de bandas da cena multiespectral Landsat-8 RGB 6/5/4 com resolução espacial de 30 metros será criada.

QgisRGB04

Algumas versões do programa retornam mensagens de erro no Python, mas o arquivo será criado da mesma forma, basta você examinar o diretório.

Composição Landsat-8 Multiespectral 8 Bandas

Para processos como Classificação de Imagens, você pode empilhar oito bandas multiespectrais com resolução espacial de 30 metros (Bandas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9). Neste processo, as  bandas 8 (PAN), 10 (TIRS/Termal), 11 (TIRS/Termal) e a banda de qualidade BQA deve ser excluídas da composição multiespectral. Classificadores costuma utilizar o total potencial das faixas espectrais no processo e não utilizam nenhuma tarefa de PDI que pode modificar o dado original (Conversão Radiométrica, Realce/Equalização, Mosaicagem, Linha de Corte, etc).

Modificando a Ordem das Bandas

No processo de empilhamento de bandas, você pode, por exemplo, colocar a 6/5/4 na dianteira da composição e depois marcar as bandas 1, 2, 3, 7, e 9. O resultado também  será satisfatório: Landsat-8 Multiespectral 8 bandas na composição 6/5/4/1/2/3/7/9.

Visualização Composição RGB 6/5/4 no QGIS

Tela Cheia [1080 × 723]

QgisRGB05a

Desativando o Realce Automático no Programa

No QGIS, as imagens recebem um realce de 2% quando são carregadas no programa. Esta é uma configuração útil para clarear imagens escuras, porém esse recurso pode mascarar a real radiometria do raster. Para desligar o realce automático, clique no menu Configurações – Opções. Na opção Renderização, estas são as configurações padrão que são formatadas pela instalação padrão:

Tela Cheia [864 × 616]

QgisRGB06a

Modifique as opções para Estender para MinMax em todos os campos. Esta técnica vai desligar o realce automático das imagens:

Tela Cheia [864 × 616]

QgisRGB07a

Cena Landsat-8 RGB 6/5/4 sem Realce

Este é o aspecto de uma cena Landsat-8 com sua resposta espectral padrão, sem realces:

Tela Cheia [1080 × 723]

QgisRGB08a

O realce automático é importante para usuários iniciantes em PDI que não dominam a técnica de Equalização de Imagens.

Se o realce automático é importante para o seu trabalho, apenas deixe as configurações como são e não aplique as mudanças.

Fim do tutorial. Deixe seu comentário ou compartilhe esse post através do Google+/Twitter/Facebook.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

Comentários

24 Comentários

  1. Quando tento executar a ferramenta "mesclar" e dou o comando para executar aparece uma mensagem "O processo falhou ao iniciar. Um ou outro programa está ausente, ou você não tem permissão para rodar o programa." O que será que preciso fazer para que a função execute?

  2. Bem estranho esse comportamento do QGIS, Bruno. Qual sua versão do programa? Parece ser erro na instalação, eu devo adverti-lo a possui totais privilégios de administrador para usar esse programa, e também devo alertá-lo que contas de usuário Windows com espaços, nomes compostos ou acentuação costumam dar pau no programa. Verifique esses itens. Abraço.

  3. Douglas Santana Serato O QGIS é um aplicativo que precisa ser utilizado muito bem. No caso do Tiago, veja que uma pasta onde ele armazenou as imagens contém espaços. O QGIS não funciona muito bem assim. Quer resolver o problema? Converse comigo no Skype ou Hangout. Te vejo lá!

  4. Tiago Alexandre Vedovato e Douglas Santana
    O erro está na nomenclatura da pasta de trabalho: D:/TRABALHOS/Imagens Satlite/Landsat_8/
    Troque "Imagens Satlite" por "imagens_satelites". Evite utilizar espaços ou caracteres especiais pois isso acarreta erros no processamento dos algorítimos.

  5. Uso o QGIS 2.4 no OS X Mavericks 10.9.4. Seguindo à risca o tutorial, tentei criar composições RGB de imagens Landsat-5 com as bandas de 30 m. Não importa a ordem em que as bandas são selecionadas, o resultado é sempre o mesmo e estranho. Por exemplo, a composição RGB 321 (cores verdadeiras) resulta em uma composição saturada em azul. Abaixo segue a rotina gdal na caixa de diálogo da ferramenta. O que estaria acontecendo?
    gdal_merge.py -separate -of GTiff -o /Users/mariorollo/Desktop/SantaMarta_20090828/RGB321B.tif /Users/mariorollo/Desktop/SantaMarta_20090828/LANDSAT_5_TM_20090828_220_080_L2_BAND3.tif /Users/mariorollo/Desktop/SantaMarta_20090828/LANDSAT_5_TM_20090828_220_080_L2_BAND2.tif /Users/mariorollo/Desktop/SantaMarta_20090828/LANDSAT_5_TM_20090828_220_080_L2_BAND1.tif

  6. Oi. Qual a fundamentação teórica por trás do passo onde escrevemos as "strings" TFW e YES? E porque a caixa "camada acumulada" deve ser marcada? Enfim, gostaria de saber os processos realizados pelo programa por trás dessas opções. Obrigado

  7. Sabe informar se essa configuração nas OPÇÕES DE CRIAÇÃO, incluindo o TFW (YES) também é necessária na geração de arquivo de empilhamento de bandas do CBERS-4?

    Abs,
    Ramon

DEIXE UMA RESPOSTA