QGIS 2.0: Layout de Mapas – Parte 01

qgis20splash2

Cansei de criar mapas escolares. Hora de inovar!

Como fazer um mapa bonito, atrativo e clean? Esta é uma pergunta que os designers de plantão podem responder. Os mapas que costumamos produzir possuem um enfoque específico, que é a análise espacial, a reprodução de um fenômeno qualquer do espaço geográfico através do computador . O aspecto visual do mapa deixamos para segundo plano. Tenho atentado para um tipo de profissional que não é novo no mercado de Geotecnologias, mas sua presença se faz necessária ultimamente. Estamos falando do chamado designer cartográfico, aquele profissional de Geo que acumulou vivência em aplicações visuais para todo o tipo de mídia.

O fato é que alguns clientes olham para os nossos mapas e não conseguem estabelecer um vínculo profundo, como aquele assombro que sentimos quando visitamos uma galeria de arte. Nossos mapas são ricos em informações, mas pobres em inovação e elegância. Alguns de nós estão cansados de mapas escolares, poluídos e sem distinção em relação aos outros mapas produzidos anteriormente.

E lá fora, como estão as coisas?

Bom, no exterior já existe uma comunidade sólida de profissionais que amam cartografia e design. Fiz uma lista de alguns sites que possuem trabalhos maravilhosos. Visite os links e segure o queixo:

http://www.cartotalk.com/
http://gagecartographics.com/
http://www.ordnancesurvey.co.uk/resources/carto-design/index.html
http://www.flickr.com/photos/osmapping/sets/72157633485537340/
http://www.mapsandlocations.com/
http://www.fulltable.com/VTS/f/ffa/mp.htm
http://mintakagis.wordpress.com/galeria-de-mapas-4/

Como Desenvolver um Mapa Espacialmente Correto e Visualmente Atraente?

Este é o grande desafio: não somos designers. Conseguimos distinguir,  com certa dificuldade, as cores primárias e secundárias. Portanto, não sabemos como criar mapas bonitos e este tipo de trabalho está além do nosso alcance.

Talvez você pense: “Não há nada de errado com meu mapa escolar. Eu gosto dele como ele é.” De fato, os mapas que produzimos são bons, muito bons. Pelo menos podemos dizer isso até olharmos para uma obra de arte como esta:

MontainMap

Bacana, não é mesmo? Seria pretensão da minha parte achar que posso ter condições de montar um mapa nesse nível, mas isso não serve como pretexto para deixar de acompanhar as tendências do mercado  de Geotecnologias.

E qual finalidade de estudar isso? Tem mercado?

Imagine o leque de aplicações que um designer cartográfico pode ter. Pense nas publicações exclusivas, os livros, revistas e todos os tipos de mídia que utiliza um mapinha para ilustração. São infinitas as aplicações! Isso porque estamos falando de produção de mapas apenas. Se pensarmos nos infográficos, é bem capaz de considerarmos os designer gráficos como artistas.

Os profissionais que possuem um conhecimento maior do espaço geográfico podem extrair dele informações valiosas e gerar conhecimento. Combinando essas competências com as técnicas dos designers, seriam profissionais de Geo imbatíveis.  Obviamente, esta é uma opção a pensar se você ainda não se decidiu pela especialização que deve seguir.

Recursos do QGIS 2.0 para produção de mapas

Esta série tem o objetivo de descrever os recursos do aplicativo SIG QGIS para produção de mapas. Vamos trabalhar com um mapa qualitativo simples e tentar evoluir para algo mais sofisticado. O importante é conhecer os fundamentos de um compositor de mapas, assim você deve ser capaz de construir mapas em qualquer programa.

Lista de Checagem

  • Dados vetoriais utilizados  no videotutorial | Download;
  • Processo anterior: Georreferenciamento de um mapa do Atlas;
  • Processo anterior: Edição de feições e recorte com a ferramenta clip;
  • QGIS 2.0 Personalizando Estilos.

Resultado Final

Mapa montado no QGIS 2.0 (PDF)http://goo.gl/FT3cxY

QGIS20_MAPA_FINAL

Um bom mapa não é definido pelo norte geográfico, a barra de escala ou o tamanho do papel. São as cores. Definir as cores dos elementos pode ser um pesadelo às vezes. Por isso temos que começar a “treinar  visão” e aperfeiçoar essa habilidade. Vamos iniciar com vetor apenas. Eu fiz alguns testes e gostei, mas já recebi boas críticas. Minha ideia é estabelecer uma padronização que saia da mesmice. Bem contraditório, por sinal.

Seguem abaixo os temas abordados neste vídeo de oito minutos:

  • QGIS Browser: Adicionar uma Camada Vetorial;
  • Definição de Cores para os Elementos Vetoriais;
  • Salvando um Estilo para um Camada Vetorial;
  • Simbologia por Categoria.

Na primeira parte dessa série, aprenda como definir cores por categoria e salvar esses estilos como arquivo. É o primeiro passo para dominar as ferramentas de mapas no QGIS. Os dados estão à disposição caso você tenha interesse em reproduzir as técnicas aqui empregadas.

Assista o vídeo no Youtubehttp://www.youtube.com/watch?v=q_T2nC_d8Ko

Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega

Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 



Técnico em Cartografia, Blogueiro, Fascinado por Tecnologia e futuro Geógrafo, Jorge Santos atualmente trabalha com Geotecnologias no Rio de Janeiro. Seu objetivo é avançar sempre, sem esmorecer, rumo ao pleno conhecimento cartográfico.

11 Respostas para “QGIS 2.0: Layout de Mapas – Parte 01”

  1. José Carlos Jr.

    dez 19. 2013

    Não sei qual a opinião de vocês, mas até recentemente eu fiz uns cartogramas cujos layouts eram bem legais. A minha última série, por exemplo, tratava-se da região do mapitoba, e teve interesse, inclusive, de empresários do setor agropecuário. Todos eram feitos no Mapwindow, que tem uma boa plataforma de layout de mapas. Agora instalei o QGIS , e vou dar os meus primeiros vôos nele. Espero que saiam tão bons quanto os seus. Um abraço.

    Reply to this comment
  2. Gage Cartographics

    dez 23. 2013

    Thanks for the kind words! Hope all is well in Brazil.

    Cheers,

    Josh

    Reply to this comment
  3. Luiz Claudio Virginius

    dez 26. 2013

    Como sempre nota 10, vamos nessa…

    Reply to this comment
  4. Renato Adriano

    dez 27. 2013

    Fala Jorge, sempre inovando. Eu pessoalmente acho os mapas criativos bem mais atraentes, todavia, principalmente nos trabalhos científicos, voltados para trabalhos acadêmicos, principalmente dissertação e tese, a tal das normas cartográficas, é a mais observada, principalmente a tal da simbologia gráfica. nesse sentido, fica difícil de sair do tradicional. Achei seu mapa muito bom e atrativo, é um excelente mapa técnico, porem, se for apresentado em uma banca de TCC, a primeira coisa que vão fazer é questionar as cores utilizadas, como por exemplo o uso da cor azul para designar “matas dos pinhais”. Nesse sentido, “catedráticos” metido a entendido, vão questionar uma suposta padronização internacional sobre o uso do azul para corpos d’água e etc. Como você colocou, “cansou de fazer mapas escolares” se o trabalho for técnico manda essas picuinhas as favas. Parabéns pela iniciativa.
    Um abraço

    Reply to this comment
    • Jorge Santos

      dez 27. 2013

      Verdade, Renato. A área acadêmica é o segmento da sociedade que procuramos atender com certa frequência, mas o mercado é muito amplo e possui muitas faces. Pensando em outras áreas de atuação, acho que podemos inovar.

      Agradeço sua participação!

      Reply to this comment
  5. Jesã Kreitlow

    dez 30. 2013

    Prezado bom dia
    Ao clicar no link do Mega para baixar o vídeo do tutorial estou sendo direcionado para um outro vídeo sobre realce automático no Gimp, é esse vídeo mesmo o do tutorial ou está ocorrendo algum problema no link do Mega?
    Obrigado pela atenção e pelo ótimo tutorial

    Reply to this comment

Trackbacks/Pingbacks

  1. QGIS 2.0: Layout de Mapas – Parte 01 | #G... - 24 de dezembro de 2013

    […] Cansei de criar mapas escolares. Hora de inovar! Como fazer um mapa bonito, atrativo e clean? Esta é uma pergunta que os designers de plantão podem responder.  […]

  2. Como criar um mapa hipsométrico no QGIS | Narcélio de Sá - Geotecnologias - 8 de janeiro de 2014

    […] QGIS 2.0: Layout de Mapas – Parte 01 […]

  3. QGIS 2.0: Modo Layout Completo | Processamento Digital - 16 de janeiro de 2014

    […] exceção da etapa de edição de simbologia, você pode assistir uma hora de vídeo somente no Compositor de Impressão, onde cada detalhe […]

  4. QGIS 2.0: Layout de Mapas - Parte 01 | Materiai... - 13 de março de 2014

    […] Cansei de criar mapas escolares. Hora de inovar! Como fazer um mapa bonito, atrativo e clean? Esta é uma pergunta que os designers…  […]

Deixe uma Resposta