QGIS 2.2: Importação dos Valores de Altimetria de um Raster

6

Podemos extrair valores de altimetria de um raster através de uma amostra. Siga esses procedimentos para importação dos valores de altitude de um DEM para uma camada vetorial de pontos.

Resultado do Processo

Valores da planimetria e altimetria importados para a camada dos pontos  – podemos considerar esses pontos como 3D?

alt

Técnicas utilizadas no tutorial

  • Salvar uma planilha como CSV no LibreOffice Calc;
  • Criação de Shapefile de Pontos a partir de uma Localização XY;
  • Acesso e Download de Dados de Elevação SRTM Topodata;
  • Noções de localização com OpenLayers Plugin;
  • Importação de valores de altimetria com o plugin Sampling;
  • União Espacial de Feições (Spatial Join).

Processamento Digital no Facebook

Temos 3.000 fãs felizes com as pesquisas em SIG/PDI realizadas pelo site Processamento Digital. Visitem minha página no Facebook e convidem seus amigos!

3000_likes

Curta minha página no Facebook: www.facebook.com/ProcessamentoDigital


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/Dov5RK-eyiY


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega


Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Sobre mim


Sou um geoprocessador. Não sou apenas um blogueiro, eu me interesso por você e pelas coisas que você faz, em especial sua experiência com GIS. Reconheço que tenho pouco tempo livre por conta dos meus compromissos, mas não sou uma pessoa inacessível. Então, se você tem interesse nas coisas que eu faço e quer se relacionar comigo, tudo bem pra mim. Vou responder seus e-mails e conversar com você no Skype/Hangout sempre que possível. Prometo lhe responder mesmo que eu não tenha uma resposta para sua dúvida. Se você quer falar comigo, quer que eu treine você em GIS ou PDI ou prefere que eu seja seu aluno/mestre, escreva para o e-mail que está logo abaixo.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail jorgepsantos@outlook.com

 

6 Comentários

  1. Parabéns Jorge. Em um caso em que importo um levantamento planialtimétrico em DXF e que crio a coluna altimetria na tabela de atributos, como faço para atribuir a geometria Z para a coluna toda afim de gerar um raster MDE?

  2. Excelente post.
    Tenho uma dúvida quanto a um procedimento semelhante mas usando sobreposição de shapefiles. Tenho um conjunto de shapes sobrepostos e uma lista de pontos distribuídos espacialmente sobre eles. Tenho como saber quantos e quais shapes estão sob cada ponto? Por exemplo, tenho uma série de shapes de distribuição de espécies (uns 600) e 18 pontos. Teria como saber quais espécies ocorrem em cada ponto?

DEIXE UMA RESPOSTA