QGIS 2.2: Cálculo de Área Geográfica – Áreas Regulares

6

 

Aprenda a calcular o Perímetro e a Área Geográfica em Quilômetros Quadrados, Metros Quadrados e Hectares no aplicativo SIG QGIS 2.2.

Para calcular a área geográfica corretamente, é necessário projetar os dados no Sistema de Coordenadas Planas UTM.

A área geográfica deve ser calculada somente em geometrias do tipo polígono. Linhas não são admitidas (para linhas, calcula-se o comprimento – length).

Criação de um Novo Campo Numérico

Será necessário atribuir campos numéricos do tipo real para calcular a área no QGIS. Portanto, o formato Número Decimal ou Valores Reais (em inglês: Double) é o mais apropriado.

Na janela Calculadora de Campo, selecione a opção Nome do Arquivo de Saída e digite um texto para a nova coluna. Após inserir o texto,  modifique o Tipo de Arquivo de Saída para Número Decimal. Será necessário informar os valores correspondentes à Espessura do Campo de Saída e Precisão (veja a imagem abaixo):

Espessura do Campo e Precisão

No QGIS, a Espessura do Campo de Saída é o total de algarismos que podem ser armazenados num campo. Por exemplo, o número “123456” possui seis caracteres, logo, essa sequência numérica possui uma Espessura do Campo valor 6. A  Precisão é o número de casas decimais que podem ser armazenadas num campo. Por exemplo, um número equivalente a 45678.901 possui oito dígitos e três casas decimais. Logo, a Espessura do Campo de Saída é 8 e, a Precisão3.

Fórmulas para o Cálculo no QGIS 2.2

Area em km² = $area / 1.000.000
Area em ha = $area / 10.000


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/SLb26ZQeK_U


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega


Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

6 Comentários

  1. Olá Jorge, primeiro parabéns pelo vídeo e pelo trabalho de divulgação desses excelentes materiais. Tive um problema ao calcular a minha área utilizando o método demonstrado no vídeo.Os dados estão em UTM, e é um polígono(irregular). Utilizando o QGIS 2.0 para fazer o cálculo em Km2, ele retorna o valor: 0.00000. Depois fiz o mesmo procedimento e com o mesmo polígono no QGIS 1.8 e deu tudo certo. O que pode ter acontecido no QGIS 2.0 que ele retornou valor 0 ?. Abraço.

  2. Boa noite. Estou realizando um trabalho cujo necessito saber a área total de todas as feições/camadas no mapa. Utilizando o exemplo do vídeo que trabalha com 4 quadrados, gostaria de saber se há alguma ferramenta ou expressão com que faça que o QGIS calcule a área total dos quadrados, ou seja, que o programa faça a soma das áreas, já que o programa calcula as áreas de cada quadrado. Gostaria de saber se dá para colocar o valor de área total preferencialmente na tabela de atributos, ao lado dos respectivos valores de área de cada feição/camada No exemplo do vídeo, é fácil fazer na mão por conta de ser 4 feições/camadas, porém se torna inviável quando se trabalha com diversas feições/camadas.
    Aguardo atenciosamente,
    agradecido,
    Elton Silva.

  3. Alexandre, buenos días. Estoy trabajando sobre una cuenca utilizando QGIS y Google Earth. El problema es que calculando el área en Qgis con el método que explicaste en los videos y me dan diferentes a lo que me calcula el Google Earth en las propiedades del polígono. Saludos!

DEIXE UMA RESPOSTA