QGIS 2.4: Estatísticas de Grupo – Somatório de Áreas

10

 

Use este procedimento para realizar um somatório de áreas geográficas e outros indicadores estatísticos como Média, Mediana, Desvio Padrão, entre outros.

Este é um recurso aplicado na base cadastral de arquivos shapefile.

Funcionamento do  Plugin

Este é um exemplo de uma camada vetorial projetada no Sistema de Coordenadas Planas com valores de área geográfica calculados em quilômetros quadrados. Na imagem abaixo, temos a tabela com os devidos valores de área. Todos os objetos vetoriais estão agrupados numa única camada:

QGIS24_EstatisticasDeGrupo_20

Este é o complemento Group Stats:

QGIS24_EstatisticasDeGrupo_02

Após a execução da ferramenta, conseguimos obter o somatório de todas as áreas através do campo SUM, além de outros indicadores importantes para a quantificação dos dados.

QGIS24_EstatisticasDeGrupo_21

Com as estatísticas de grupo, podemos quantificar camadas vetoriais no Sistema de Informações Geográficas QGIS 2.4. Versões anteriores do aplicativo SIG também suportam essa ferramenta.


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Sobre mim

Sou um geoprocessador. Não sou apenas um blogueiro, eu me interesso por você e pelas coisas que você faz, em especial sua experiência com GIS. Reconheço que tenho pouco tempo livre por conta dos meus compromissos, mas não sou uma pessoa inacessível. Então, se você tem interesse nas coisas que eu faço e quer se relacionar comigo, tudo bem pra mim. Vou responder seus e-mails e conversar com você no Skype/Hangout sempre que possível. Prometo lhe responder mesmo que eu não tenha uma resposta para sua dúvida. Se você quer falar comigo, quer que eu treine você em GIS ou PDI ou prefere que eu seja seu aluno/mestre, escreva para o e-mail que está logo abaixo.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

10 Comentários

  1. Olá Jorge tudo bem? Tenho uma dúvida referente a dois polígonos que estou trabalhando. Um é de uma área de mata atlântica e outro da área urbana da cidade. Porém eu preciso junta-los sem dar um merge, ou seja, um precisa preencher os espaços do outro. É possível fazer isso usando ou o Arcgis 10.1 ou o próprio Qgis 2.4? Muito obrigado!

  2. Jorge Santos Eu acabei conseguindo fazer o processo através da ferramenta "Diference" do Qgis. Eu tinha uma camada do limite municipal e outra da área de mata atlântica e usando está ferramenta deu certo. Muito obrigado por sua ajuda. Te adicionei no Skype. Se puder me aceite por lá. Grande abraço!

  3. Jorge existe a possibilidade de criar uma expressão no Group Stats. Como exemplo, realizar um somatório entre áreas (300 a 1000) e somar área acima de (1000) unidade m²? Obrigado

    • Acredito que essa demanda possa ser solucionada na Calculadora de Campo do QGIS, mas esse problema deve ser reformulado.
      Se quero descobrir o quantitativo de áreas compreendidas entre 300 e 1000 m², eu tenho que classificar os campos. Para somar áreas acima de 1000 m², eu tenho que selecionar primeiro essas áreas. Consegue compreender? Abraço, Jorge Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA