QGIS 2.2: Recortar Shapefile em Lote (Clip Shapefile in batch Mode)

3

 

Com o processo de recorte em lote através da ferramenta Processamento, podemos dividir uma camada vetorial em muitas partes, preservando o limite topológico das camadas. O processo de recorte é 100% automático e o arquivo shapefile que utilizamos no tutorial pode ser acessado através desse link.

Polígono que será cortado

Imagem1

Polígono cortador

Imagem2

Polígono recortado em lote

Imagem3

Lembrando: Os polígonos devem ser validados antes da execução da ferramenta de recorte .


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/vdbiom5g0s8


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega

  • QGIS 2.2: Recortar Shapefile em Lote (Clip Shapefile in batch Mode) (40 MB) | http://goo.gl/zYIE4A

Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

3 Comentários

  1. Boa noite Jorge,

    Você não tem noção em como estou grato pelo seu tutorial, vou deixar aqui o relato do meu problema que foi solucionado utilizando-o.

    Atualmente sou o Coordenador de Georreferenciamento da Prefeitura Municipal de Cariacica-ES e estávamos necessitando criar uma métrica para mensurar os serviços realizados por um processo licitatório que visa à varrição de resíduos sólidos no município.

    Utilizando o seu tutorial, fui capaz de dividir os logradouros com a sua devida extensão, classificando-os em relação a sua posição nas regiões administrativas (que são um conjunto de bairros que concatenam características comuns, principalmente a proximidade).

    Dessa forma, a PMC pode mensurar o serviço prestado de acordo com a % de ruas varridas no município, devidamente categorizado pela Região Administrativa.

    Se necessitar de maior detalhamento, é só entrar em contato (já que houve diversos processamentos paralelos, especialmente joins de tabelas distintas, para chegar à shapefile contendo as ruas e sua extensão).

    Att,

    Renan F. Menelli

    • Olá Renan, tudo bem?

      Estou muito feliz por ter ajudado de alguma forma e mais satisfeito ainda pelo seu retorno. Com isso, ganha o site e ganha a PM de Cariacica por ter mais uma ferramenta à disposição para análises espaciais.Um dia, se você dispor de um tempo, eu gostaria de montar um material do tipo “utilização do QGIS para gestão de resíduos sólidos”. Com certeza outras pessoas devem se interessar pelo estudo.

      Saudações, amigo. Continue participando!

      Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA