QGIS 2.4: Seleção por Atributos: Expressão para Seleção de Municípios através dos operadores LIKE e IN

5

 Olá pessoal, tudo bem?

Fiz um tutorial para responder um simples questão:

"Na malha de municípios, como fazer para selecionar automaticamente os 645 municípios do estado da São Paulo?"

Questão simples, resolução no nível de usuário Intermediário. Para fazer um busca na base de dados estabelecendo um critério específico, devemos utilizar o operador SQL LIKE para estabelecer esse filtro.

Como bônus, registrei um uso singelo do operador IN para substituir as consultas com o conectivo OR (OU). Este também é um procedimento bem intuitivo.

Esse tutorial pode ser aplicado tanto na produção de dados alfanuméricos quanto na operação espacial com geometria.


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/fLcACpXWaCQ


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega

  • QGIS 2.4: Seleção por Atributos: Expressão para Seleção de Municípios através dos operadores LIKE e IN (13 MB) | http://goo.gl/BChPkI

Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

5 Comentários

  1. Ola Jorge tudo bom? trabalHo em um único projeto com várias camadas. A camada ramais de água havia em torno de 38800 cadastros em sua tabela de atributos. Porém ontem ao entrar havia apenas um, isso mesmo, desespero total.

    Creio que quando o rapaz selecionou essa tabela de atributos dos ramais para exportar, fechou a tabela sem tirar a seleção. E posteriormente localizou um ramal duplicado para excluir.
    Como os demais deveriam ainda estar selecionados excluiu-se tudo.

    É realizado um backup diário mas por incrível que parece o projeto salvo no dia anterior também está sem os 38800 ramais de água cadastrados. E possível isso? dos backups anteriores adotarem o que foi salvo hoje? Acho que não é possível o rapaz que me disse aqui que verificou outros arquivos da semana do backup e todos estão sem os tais ramais que foram excluídos no último salvamento.

    Pois bem como houve a exportação dessa tabela e esta foi salva, glória, creio que sera possivel retornar essa tabela em Excel para a base gis, estou certa?

    Desculpa o incomodo é que realmente bateu-se o desespero.

    • Olá Luciane, tudo bom?

      Como é uma dúvida do ano passado, não sei se você já respondeu. Para um volume tão grande de informações, o correto seria trabalhar num banco de dados PostgreSQL. Vocês estão trabalhando dessa forma ou usando o Shapefile?

      Cordialmente,
      Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA