QGIS 2.4: Mapa de Densidade de Kernel

14

Olá pessoal, tudo bem?

A Estimativa de Kernel é um recurso utilizado para criar um mapa raster de densidade (mapa de calor ou heatmap) a partir de uma camada vetorial do tipo ponto.

A densidade é calculada com base no número de pontos de um local, ou seja, quanto maior for o número de pontos agrupados (cluster), a percepção da densidade será maior.

Amapá (AP): Mapa de Densidade

 QGIS24_Densidade_de_Kernel_01

 Heatmaps ou Mapas de Calor permitem a identificação fácil dos “pontos quentes” em áreas de grande contração e agrupamento de pontos.

Download dos Dados sobre Queimadas

Os pontos utilizados no tutorial foram obtidos ni site do INPE que faz o monitoramento de focos de incêndio no Brasil.

http://www.dpi.inpe.br/proarco/bdqueimadas/focos2proj.html


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/VE-8cWeoQSM


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega


Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail jorgepsantos@outlook.com

 

14 Comentários

  1. Hola Jorge, eu necesito ayuda pra fazer modelos de proyecciones de secuestro de carbono da mato. Vc me pode ayudar?, preferentemente con uso de ARCGIS. MUY TU OBRIGADO

  2. Oi, Jorge
    Adorei o tutorial. Não consegui encontrar o arquivo de pontos que vc usou. Consegui fazer, mas eu cacei com gato e usei outros pontos. Por favor, vc pode dizer o nome certinho do arquivo de pontos que vc usou? Abçs

  3. Olá, Jorge tudo bom?
    Gostaria de saber se consigo fazer o mapa de kernel no QGIS 2.18.3. Ou tem uma versão mais atualizada para fazer esse tipo de mapa?
    Desde já, obrigado.

  4. Boa noite,
    Tenho que fazer um mapa com as coordenadas e as concentrações de minhas amostras, como consigo fazer isso? Já tentei de todas as formas, porém não obtive sucesso.

    Obrigada!

    • Oi Gleyka, como vai?

      Seu trabalho possui várias etapas e eu posso demonstrar o caminho para chegar no resultado através de um vídeo. Se você tiver interesse, compartilhe comigo essa coordenadas para que eu possa explicar o procedimento da densidade.

      Cordialmente,

      Jorge Santos
      jorgepsantos@outlook.com
      (61) 99616-5665

DEIXE UMA RESPOSTA