QGIS 2.4: Edição com Topologia de Mapa

2

Topologia de Mapa é uma padrão para construção de geometrias do tipo polígono respeitando as fronteiras dos objetos vetoriais.

Na edição obedecendo regras topológicas para construção de áreas, não é admissível que ocorram sobreposições entre duas ou mais camadas vetoriais. No exemplo abaixo, temos duas camadas vetoriais independentes. Para este caso, aplica-se a regra conhecida como Evitar Intersecções.

vizinhanca

Para uma única camada vetorial composta por diversas partes únicas, devemos conduzir a edição considerando a Topologia de Mapa. Nesta edição, podemos remodelar a borda de uma feição e todas as feições da vizinhança serão modificadas.

Fiz este vídeo com muita rapidez para ajudar um amigo, porém, considero importante publicar essa dica em texto. Minhas atividades na faculdade e projetos particulares tem ocupado o meu tempo. Devo preparar o texto em outra oportunidade.


Questões abordadas neste tutorial

  • Noção de Sistemas de Referência de Coordenadas;
  • Criação de um Novo Arquivo Shapefile do tipo Polígono;
  • Localização das Ferramentas utilizadas no Tutorial;
  • Modo de Edição: Desenhando um Polígono;
  • Modo de Edição: Evitar Intersecções durante a Edição;
  • Modo de Edição: Remodelar Feições dentro da Topologia de Mapa.

Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/pw4XUDHcGt8


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega


Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA