QGIS 2.4: Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC)

7

Então alguém voltou-se para você e disse: “O ArcGIS faz isso, basta abrir o shape lá que você consegue”. Poderiam ter dito assim também: “Basta abrir os dados no QGIS e você faz o mapa”. Infelizmente, meu amigo e minha amiga, isso não é verdade. Esta é apenas uma parte da dica que você precisa, pois utilizar um aplicativo SIG (pode ser o gvSIG, o SPRING, o MapWindow, o Kosmo ou outro programa) é muito mais complexo do que se imagina.

Por isso, podemos afirmar sem medo de errar que a noção básica de Cartografia é, sem sombra de dúvida, o conhecimento fundamental para uma pessoa lidar com aplicações de Geoprocessamento. O pesquisador ou estudante que escolheu representar suas análises em qualquer um dos programas mencionados deve iniciar seus estudos a partir dos Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC). Se uma pessoa erra na definição ou escolha de um sistema para o projeto, toda atividade desse projeto será comprometida.

No SIG, existe o Sistema de Coordenadas do Projeto e o Sistema de Coordenadas da camada. Há pessoas que escrevem com dúvidas sobre o modo de construção de mapas. Se eu mapear apenas as dúvidas sobre layout, teremos esses itens aqui:

  • Os dados em shapefile não aparecem sobrepostos no mapa
  • Os dados em DXF não aparecem sobrepostos no mapa;
  • A grade de coordenadas não aparece;
  • As coordenadas da grade estão estranhas;
  • O valor da área está errado no mapa.

Todos esses “problemas” tem relação direta com o pouco conhecimento da pessoa sobre os Sistemas de Referência. Com essa apostila, o objetivo é tentar reduzir a zero essas questões de iniciante e preparar as pessoas para desafios mais interessantes que vão surgir.

Tudo o que você precisa saber sobre Sistemas de Coordenadas para dados vetoriais está no meu texto. Para raster, achei prudente escrever outro texto e incluir os problemas que as pessoas vem enfrentando. Eu sou Geógrafo, mas fiz um resumo das minhas interpretações de cartografia e adaptei para o formato do SIG na apostila abaixo. Você pode criticar e apontar algum erro caso de cartografia caso você tenha uma interpretação diferente. Há hiperlinks para os dados utilizados no texto.


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

7 Comentários

  1. Jorge Santos é com muito respeito que me refiro a você e agradeço seus posts e tutoriais que só me inspiram a compartilhar também tudo que produzo! Muito obrigado por mais uma das suas contribuições! Abraço!

  2. Rapaz, suas introduções ao problema são excelentes… Faz o usuário perceber que o que vc escreve é um problema dele que ele mesmo não conhecia!!!
    Isso é admirável, juntamente com sua boa vontade de ajudar sempre!!!
    Parabéns pelo trabalho… Deus abençoe seus planos!

  3. Os seus vídeos são simplesmente maravilhosos. Só posso lhe oferecer em gratidão por enquanto minhas singelas orações e votos sinceros de saúde e bênçãos sem-fim do Senhor para você.
    Deus lhe pague.
    Adailson de Oliveira Negre
    Engº. Ambiental

DEIXE UMA RESPOSTA