QGIS 2.6: Cálculo do Percentual de Área Coberta

4

Cálculo de área geográfica é um procedimento padrão quando se trabalha com quantificação de dados no sistema SIG. Para o QGIS, há pelo menos três situações onde já tratamos desse tema:

Para situações onde é necessário descobrir o valor percentual de área coberta, o videotutorial de hoje pode acrescentar um recurso a mais para esse tipo de cálculo. A operação é bem simples:

  • Divide-se o valor da área fragmentada pelo valor da área total;
  • Multiplica-se o resultado por 100.

Basicamente, a fórmula resume bem essa tarefa:

("AREA_CLASSE" / "AREA_TOTAL") * 100

O resultado corresponde ao percentual de cobertura para cada feição presente na camada vetorial.

Dados utilizados no Tutorial

Download dos dados utilizados no vídeo: http://bit.ly/1IdDNBJ


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/AwwOiIJnHvA


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega


Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

4 Comentários

  1. Caro Jorge, vi seu vídeo.Bem interessante, parabéns. Quero fazer algo semelhante. Tenho um shape de áreas de pesca que são polígonos quadrados contíguos com 20 minutos de lado. Tenho outro shape que trás os tipos de fundo (fáceis: lama, areia, cascalho …) que formam um mosaico sob centenas de quadrados. Quero calcular a porcentagem de cada tipo fundo para cada um dos quadrados. Para seguir o exemplo de seu vídeo eu teria que fazer um corte do shape do tipo de fundo para cada um dos quadrados. Assim cada quadrado seria o equivalente a sua área original e a projeção do quadrado sobre o shape do tipo de fundo a sua área mapeada. Só que eu teria que repetir este processo centenas de vezes. Haveria como fazer este procedimento de uma vez só? Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA