USGS: Aprenda a Baixar o DEM SRTM de 30m no site Earth Explorer

6

Sobre o Earth Explorer

É um dos sites administrados pelo USGS onde é possível ter acesso à dados de domínio público. Todos os produtos da família Landsat podem ser baixados através desse site, que possui uma interface gráfica muito amigável.

Para navegar pelo site Earth Explorer, é necessário efetuar um cadastro. Se você possui dificuldades para ler texto em inglês, eu preparei um tutorial sobre como cadastrar um perfil de usuário de imagens de acordo com o padrão USGS. Esta é uma boa leitura para iniciar a navegação pelo site da NASA.

Faça o Download do DEM SRTM de 30m

dem_srtm_30m

Utilize este tutorial para aprender a fazer o download do DEM SRTM com Resolução Espacial de 30 metros no site Earth Explorer.


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/9XsWLq8kBb4


Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega


Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail jorgepsantos@outlook.com

 

6 Comentários

  1. Jorge,

    estou tentando georreferenciar uma Planta de Loteamento no QGis, esta não tem muitas referencias cartográficas além da escala, 1:1000 e o NM. Porém estou georreferenciando tomando como referência o Google Satélite, aparentemente o georreferenciamento é bem sucedido, apesar do erro médio alto, em torno de 18,6, mas no final do processo não consigo visualizar a imagem Geo.tiff resultante. Tem como ajudar? Acompanhei o seu tutorial sobre georreferenciamento de Cartas Topográficas, fiz o georreferenciamento da Carta Salvador, escala 1:100.000 e fui bem sucedido.

    Atenciosamente,

    Geraldo William Soares

    • Oi Geraldo, tudo bom?

      Geralmente eu faço o georreferenciamento imagem-imagem ou através das coordenadas. Seria mais interessante para você separar nove pontos conhecidos no Google Earth e nesse raster de altíssima resolução que você possui. Você tem o desenho em vetor do CAD em DWG ou DXF? Porque, se for uma planta oriunda do CAD, talvez nem seja necessário dar essa volta toda.

      Para uma melhor orientação/atendimento, deixo meus contatos abaixo:

      E-mail: jorgepsantos@outlook.com
      Skype: jorgepsantos2002
      WhatsApp: (61) 99616-5665

      Fico no aguardo do seu retorno.

      Cordialmente,
      Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA