QGIS 2.8: Classificação de Campos com Python

0

Classificação de Campos Numéricos com Python

Classificação de Campos é um recurso ideal para diferenciar valores através de intervalos predefinidos. O exemplo mais utilizado no site Processamento Digital é a classificação de campos de acordo com os valores numéricos da população. Hoje, vamos utilizar um exemplo dessa classificação para aplicação de simbologia nas comunidades quilombolas.

Classificação de Campos em outros aplicativos

Nos tópicos anteriores, eu criei tutoriais contendo os passos necessários para execução dessa dica nos aplicativos ArcGIS 10, ArcGIS 9.3, gvSIG e Quantum GIS 1.7.4. Hoje vamos testar esta técnica no QGIS versão 2.8.

A Questão das Comunidades Quilombolas

                De acordo com os dados em shapefile do INCRA, as comunidades quilombolas estão espacialmente distribuídas por diversas regiões do Brasil. Nosso objetivo é determinar o mapeamento destes grupos humanos através de polígonos com representação de simbologia. A ideia é utilizar o Geoprocessamento para gerar uma representação temática, fornecendo a localização das famílias quilombolas por todo o Brasil.

Na imagem abaixo, temos algumas poligonais representando fragmentos de comunidades quilombolas. Os valores numéricos representam o total de famílias distribuídas por área delimitada:

python01

Na Tabela de Atributos, o número de famílias quilombolas varia entre 0 e 3500 no arquivo shapefile fornecido. Para gerar um mapa temático com estes dados, não podemos utilizar cores. Portanto, nosso objetivo é desenvolver a melhor metodologia para representação dessas comunidades no mapa.

 Com um pouco de programação Python, este problema pode ser solucionado em poucos instantes.


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA