QGIS 2.8: Reclassificação dos Valores da Declividade através do Algoritmo r.recode

2

O Algoritmo r.recode

Função: algoritmo do GRASS utilizado para reclassificar os valores de um raster a partir de um documento de texto.
Os intervalos de classe devem ser definidos de acordo com as classes que serão exibidas. Para cumprir o exercício do tutorial, vamos definir nove classes de declividade que devem ser gravadas no formato de texto:

declividade05

2.2. Regras para a reclassificação

Durante a formatação do documento de texto, as classes de declividade e os valores para o novo raster devem ser separadas pelo sinal (:). Para representar a declividade em porcentagem, o documento que será importado para o algoritmo r.recode deve conter esta formatação:

declividade06


Download do Tutorial em PDF

Clique na imagem abaixo para baixar o tutorial:

QGIS28_Reclassificacao_Declividade_A4_miniatura


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

2 Comentários

  1. Jorge boa noite, eu utilizo imagens SRTM com resolução de 30 m que geram mapas “serrilhados” para cada classe de declividade em virtude dos píxels. Como posso suavizar o mapa no QGIS e tornar estas áreas sem este efeito?

    • Olá Gilberto, como vai?

      Essa questão possui um viés mais cartográfico que visual. Todo dado produzido em Geo está associado a uma escala. Sendo assim, para o SRTM 30m, os autores garantem a escala de precisão na correspondência 1:50.000. Se você aproximar a visualização para uma escala maior, vai aparecer esse efeito de serrilhamento, ou seja, os pixels da imagem.

      O SRTM é um dado de domínio público na escala 1:50.000. Faz parte da natureza desse dado e isso não pode ser modificado. No seu caso, talvez seja interessante pesquisar um MDE com melhor precisão.

      Cordialmente,
      Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA