QGIS 2.8: Reprojeção de um Arquivo Shapefile

1

Reprojeção de Shapefile no QGIS

As postagens sobre Sistemas de Referência de Coordenadas nunca se esgotam. Posso assegurar que o conhecimento a respeito de qualquer técnica de Geoprocessamento deve vir após o sólido aprendizado sobre projeções. É preciso conhecer os passos para identificar uma projeção, avaliar se as informações estão espacialmente posicionadas no lugar correto e assim por diante. Muitos processos dependem da capacidade do analista em validar a referência espacial dos dados, até porque a informação para nós só tem valor se estiver georreferenciada.

Ainda recebo e-mails com dúvidas em relação a esse assunto. Não sei se são pessoas novas na área ou se são pessoas que vieram de outros sites porque gostaram do nosso trabalho. Bem, o povo quer aprender mais sobre projeções, então, vou tentar manter o padrão do site e deixar para você o exemplo mais simples: Reprojeção de um shapefile do Sistema de Coordenadas Geográficas para o Sistema de Coordenadas Planas no QGIS. A apresentação está muito didática e tenho certeza que você vai gostar.

Nova Colaboradora do Site

danigomes

As semanas passaram tão depressa que esqueci de apresentar a Danielle Gomes, novo reforço para cuidar dos tutoriais do ArcGIS. A Danielle é artilheira e já possui um vasto material sobre esse software. Tenho certeza que a nossa amiga vai trazer muitas novidades para vocês. Não percam as postagens da Dani!

Padronização do Documentos

Pois é… Foram cinco anos de trabalho que renderam mais de 700 posts! Isso nos enche de orgulho, mas precisamos de uma pausa para organizar a casa! Estamos preocupados em diagramar todos os documentos com alto nível, cores agradáveis e visual profissional. Muitos dos nossos tutoriais são disponibilizados em vídeos, o que é bom e ruim para o trabalho, pois algumas pessoas preferem colecionar os documentos.

Assim, temos o imenso desafio de transformar toda documentação do site em PDF, mas quem disse que a vida é fácil, não é mesmo? ¯\_(ツ)_/¯

Download do Tutorial em PPS/PDF

Se você é iniciante em Geoprocessamento, este é o seu espaço. Nesta postagem, você vai entender a lógica da troca de projeções. Ainda que você não domine o assunto, tenho certeza que o texto vai indicar um bom caminho e motivação para pesquisar o assunto na literatura.


Escolha um dos formatos abaixo:

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

1 Comentário

  1. Prezado Jorge,
    eu sigo os passos, salvo um arquivo SAD69 em um novo arquivo SIRGAS, mas o resultado não alterada nada. Os objetos continuam na mesma posição mesmo com a projeção SIRGAS 22 S sendo mostrada nas propriedades.

DEIXE UMA RESPOSTA