QGIS 2.8: Aprenda a configurar a Escala Gráfica no formato SVG

3

Não está conseguindo alcançar uma melhoria no aspecto visual seus mapas? Então, que tal realizar um acabamento do mapa em outro aplicativo? Temos boas opções proprietárias e livres. Resta-nos separar um tempo livre para aprender essas novas ferramentas com a finalidade de deixar nossos mapas mais apresentáveis.

O formato de dados SVG trabalha com elementos vetoriais e facilita essa transição do mapa convencional para um formato mais robusto. Com tantas ferramentas, podemos criar nossa própria simbologia como placas, setas norte, rosa dos ventos, ícones personalizados para a legenda e muito mais. Geralmente, esta parte de acabamento é uma das últimas fases do projeto e você pode dedicar um tempo considerável para enriquecer seus mapas com estilos.

Eu trabalhei muito anos com o Corel Draw e ultimamente tenho feito as capas para os tutoriais do site no Inkscape, um programa para desenho muito bom – e grátis. Hoje vamos apresentar uma dica de manipulação de arquivos SVG do Inkscape para inserir objetos no mapa como a barra de escala.


06_Escala_1_25_000

Em alguns casos, você pode achar mis fácil inserir uma barra de escala pronta do que configurar uma. Obviamente, este tutorial não tem a finalidade de anular o recurso padrão do software para configurar a escala, ele apenas representa uma opção a mais. Continue utilizando os mecanismos do QGIS para configurar a escala gráfica.


Download do Tutorial em PDF

Clique na imagem abaixo para baixar o tutorial:

QGIS28_Aprenda_a_Configurar_a_Escala_mini


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail: contato@processamentodigital.com.br

 

3 Comentários

  1. Valeu pelas dicas Jorge, realmente um bom programa o Inkscape.
    Porém percebi no meu caso que quando fiz a escala nele e comparei com a que gerei no QGIS, a que foi feita no Inkscape ficou com os segmentos menores que a escala feita no SIG.
    Na dúvida deixei mesmo a escala nativa.
    Obrigado pelas dicas, abraço.

  2. Boa tarde Jorge!

    Você sabe porque a escala gráfica do QGIS geralmente não reflete as distâncias do mapa de referência?
    Já fiz diversas tentativas de ajuste para que os segmentos apresentem as distancias de acordo com a escala do mapa mas até agora nada. Nenhuma ficou certa.
    Obtive a informação de que o QGIS tem problema com isso desde a primeira versão e até agora nao solucionaram, isso procede?

DEIXE UMA RESPOSTA