Introdução ao Construtor de Modelos do QGIS

2

O processo em lote é uma atividade importante para o processamento de imagens e para a edição vetorial. Para processar uma grande quantidade de arquivos ou aplicar o mesmo procedimento para uma sequência de dados, os processos precisam ser automatizados. No QGIS, as tarefas repetitivas devem ser desempenhadas pelo Construtor de Modelos do Painel Processar.

Um modelo é uma sequência lógica de ferramentas para Geoprocessamento e scripts que automatizam uma operação de SIG. Os modelos podem conter ferramentas do QGIS, GRASS GIS, SAGA GIS e outros provedores disponíveis no programa. Executar processos através dos modelos ajudam a otimizar o nosso trabalho.

esferas

Neste primeiro exercício, vamos estudar as principais características do Construtor de Modelos do QGIS. Basicamente, este recurso funciona da seguinte forma: o algoritmo lê um dado e solicita a definição de parâmetros. Em seguida, entrega o resultado para a etapa seguinte e faz uma nova leitura dos dados até finalizar o processo. Na existência de parâmetros, é trabalho do utilizador definir essas informações que são obrigatórias para a execução de um modelo bem estruturado.


Download do Tutorial em PDF

Clique na imagem abaixo para baixar o tutorial:

QGIS28_Construtor_de_Modelos_mini


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail: contato@processamentodigital.com.br

 

2 Comentários

  1. Olá Jorge, parabéns pelo tutorial muito bem preparado com Layout bacana!

    Nos modelos que tenho testado, percebi que quando existem diversas fases, portanto, um arquivo que gera outro e outro, no caso das ferramentas do GRASS é importante que em: Configurações – Opções – SRC para novas camadas esteja selecionado o SRC padrão (UTM utilizado), é isso mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA