QGIS: Aprenda a utilizar a Consulta Espacial para análises de sobreposição de feições

5

No QGIS, ao deparar-se com questões de posicionamento espacial entre duas ou mais feições, você pode questionar a seguinte situação:

“Como selecionar polígonos que estão no interior de outro polígono?”

A imagem abaixo ilustra a situação expressa acima:

20160414_Tutorial_QGIS_001_img11

Há um contorno em azul e diversos polígonos em amarelo. Como selecionar os polígonos amarelos que estão no interior do polígono azul?

A Consulta Espacial

No QGIS, para realizar seleções com base em critérios específicos, você pode utilizar a ferramenta Consulta Espacial para destacar objetos por meio de operadores. No exemplo citado, poderíamos utilizar o operador Within (Dentro) para selecionar objetos que estão completamente dentro de outro objeto.

20160414_Tutorial_QGIS_001_img10

Download do Tutorial em PDF

QGIS: Aprenda a utilizar a Consulta Espacial (3.9 MB)

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

5 Comentários

    • Pesquisa um-para-muitos? Nunca experimente essa busca, Kate.

      Será que a sua dúvida não seria um relacionamento de tabelas?

      Cordialmente,
      Jorge Santos

  1. Boa Tarde Jorge!

    Também tenho algumas dúvida. Uso o QGIS num Mac. Tenho instaladas as versões 3.0 e 2.18. Comecei a umas 2 semanas um curso EAD do Ministério do Meio Ambiente onde eles utilizaram a versão 2.10.

    Já utilizo o QGIS a algum tempo para elaborar mapas de passeios e expedições , mas nunca precisei de operações de GEOPROCESSAMENTO. Agora pretendo me aprimorar nesse seguimento, por isso estou fazendo o curso. Agora vêem minhas dúvidas, nas duas versões que tenho não encontrei as operações de “Consulta espacial”. Já procurei em todas as abas do programa. Seria algum plugin que tenho que instalar? Se sim, qual seria esse plugin? Existe alguma deficiência da versão para Apple em relação às outras plataformas? Devo investir para trabalhar com o programa em uma máquina virtual?

    Desculpe tantas dúvidas, mas se puder me ajudar com qualquer uma delas fico muitíssimo agradecido.

    Abraço!

    CARLOS MARTINATTI

  2. Boa tarde!
    Eu também estou fazendo curso do Ministério do Meio Ambiente sobre Geoprocessamento.
    Observei que eles estavam utilizando a versão 2.14 enquanto eu usava a versão 2.18 do QGIS. E por essa diferença tive o mesmo problema, não encontrava a função “consulta espacial’ e outras demais funções, o que prejudicava no acompanhamento das aulas e no aprendizado.
    Então baixei a mesma versão que eles utilizam: 2.14.
    Recomendo que faça o mesmo. Procurar no google QGIS versão 2.14, que acha fácil.

  3. Boa tarde!

    Também estou fazendo o curso de geoprocessamento do MMA e encontrei o mesmo problema de ausência do ícone “Consulta Espacial”, pois estou utilizando a versão 2.18.23. Pesquisei na internet e encontrei as instruções para habilitar o ícone: Complementos > Gerenciar e Instalar Complementos. busque pelo nome: pesquisa espacial.

DEIXE UMA RESPOSTA