Recorte de Shapefile com as ferramentas Clip e Diferença: uma abordagem sobre geometrias no QGIS

0

As ferramentas para Geoprocessamento apresentam soluções para situações que envolvem edição de feições e análises de sobreposição. No QGIS não é diferente: através do menu Vetor, você pode localizar diversas ferramentas que podem auxiliar as suas atividades de produção cartográfica.

Tutorial: Recorte de Shapefile

Neste tutorial para o QGIS, vamos demonstrar uma situação que deve ser solucionar através da utilização de duas ferramentas para Geoprocessamento: o Corte (Clip) e Diferença. Através de critérios específicos, aprenda a trabalhar com estas ferramentas no programa e entenda como funcionam as relações de sobreposição no Sistema de Informações Geográficas.

Este processo de recorte de feições é orientado de modo que os objetos envolvidos possam representar papéis distintos. Na prática, uma camada vetorial representa o papel de cortador e a outra camada corresponde ao vetor que será cortado.

20160502_Tutorial_QGIS_003_img19As geometrias possui regras a serem observadas. Avaliar o Sistema de Coordenadas e observar questões de topologia são algumas dessas regras.

Download do Tutorial em PDF

Recorte_de_Shapefile_no_QGIS_com_Clip_e_Diferenca.pdf (6 MB)

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA