Ibama disponibiliza Máquina do Tempo para o público

1

Recentemente o Centro de Monitoramento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA liberou o acesso do público a plataforma Máquina do Tempo (http://siscom.ibama.gov.br/maquinadotempo/) que disponibiliza imagens Landsat em uma série temporal, com imagens a partir do ano de 1995.

A ideia é proporcionar ao usuário uma viagem ao passado para que ele entenda melhor as mudanças que ocorreram em qualquer região do Brasil através de um banco de imagens de pelo menos 12 anos, tendo em vista que os crimes ambientais mais graves prescrevem após esse período.

O Coordenador Geral de Monitoramento Ambiental do Ibama, George Porto Ferreira, explica que o projeto surgiu no início de 2013 após a publicação do Decreto n° 7.830, que regulamenta o Cadastro Ambiental Rural – CAR. “A necessidade de entender as alterações que ocorreram em uma propriedade rural é fundamental para o CAR. No entanto, só conseguimos implementar esse sistema (ainda de forma experimental) em 2015”.

As informações a serem obtidas na plataforma são inúmeras. Por exemplo, é possível visualizar as alterações que ocorreram no uso da terra em qualquer região do Brasil, saber em que ano o reservatório de uma hidrelétrica terminou de encher, quando uma queimada ou desmatamento aconteceram e qual foi a extensão do dano. É possível também compartilhar de forma fácil e rápida os links permanentes (permalinks), que são imagens pré-carregadas e com um nível de zoom determinado.

Outra novidade que está sendo desenvolvida e que deve ser disponibilizada em breve é a criação de um sistema web onde o usuário poderá imprimir diversas imagens de uma mesma região num único mapa, bastando apenas acessar a região de estudo e incluir as datas das imagens para se ter um panorama das alterações que a região escolhida sofreu. Com isso será possível acompanhar áreas em regeneração ou determinar a data de um desmatamento.

Toda a plataforma foi desenvolvida com softwares livres e continua em processo de aprimoramento para agregar melhorias. “A infraestrutura de hardware e link de internet do Ibama ainda não suportam uma grande quantidade de acessos. Estamos buscando fontes de financiamento para prover a infraestrutura adequada e poder disponibilizar esse sistema de maneira estável para todo cidadão”, enfatiza o coordenador.

1 Comentário

  1. Muito interessante o recurso “Máquina do Tempo”, considero que seria interessante haver uma maior divulgação pois com certeza pode ser útil para vários setores da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA