Integração entre o QGIS e o GIMP agilizam a vida do usuário

0

Há pouco tempo os pesquisadores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, desenvolveram uma ferramenta para auxiliar no apoio das demandas ligadas ao geoprocessamento agregando as funcionalidades do QGIS e do GIMP.

A ideia surgiu quando descobriram o algoritmo SIOX (Simple Interactive Object Extraction), desenvolvido pela Universidade de Berlin, que permite selecionar uma determinada região de uma imagem com pouca interação do usuário. Os autores decidiram não patentear o algoritmo, permitindo a implementação no GIMP.

Com isso, os desenvolvedores do Ibama verificaram que o GIMP possui outras ferramentas de seleção de área e optaram por implementar a comunicação entre o GIMP e o QGIS, em vez do SIOX no QGIS.

Esta ação potencializa o uso das funcionalidades de seleção de regiões do GIMP numa imagem georreferenciada, pois o aplicativo não interpreta as tag’s de georreferenciamento de uma imagem, e sim possibilita a manipulação de imagens com alto desempenho. Entretanto, não teria nenhuma serventia em GIS, se as imagens geradas a partir da seleção não fossem georreferenciadas.

Luis Motta, Analista Ambiental da Coordenação de Tecnologia da Informação Geoespacial – COTIG do Ibama, acredita que com essa integração a comunidade GIS se beneficiará em obter polígonos de uma imagem de forma ágil quando for preciso identificar o alvo na imagem. “Todo o processo de delimitação de área, poligonalização, suavização, eliminação de vértices redundantes, e por fim, a popular a camada de polígonos, será realizada automaticamente”, destaca.

No Instituto o plugin tem sido utilizado em trabalhos diversos e, com isso, melhorias já estão sendo pensadas. “Umas das melhorias, no caso, uma nova funcionalidade, seria gerar uma imagem para o GIMP, contendo valores nulos (NODATA) nas áreas onde já foram obtidos os polígonos, assim, poderemos trabalhar na detecção de novas mudanças”, conclui Motta.

Links importantes:

[1] http://www.siox.org/

[2] http://www.gimp.org/

[3] https://github.com/lmotta/gimpselectionfeature_plugin/graphs/contributors

[4] https://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-Catedral-e-o-Bazar-Eric-S.-Raymond

 

DEIXE UMA RESPOSTA