IBGE: Conheça a Base de Face de Logradouros do Censo Demográfico 2010

0

Conforme noticiado pelo IBGE, a Base de Faces de Logradouros do Censo Demográfico 2010 é um plano de informação que mostra as extensões compreendidas entre quarteirões das ruas para todos os 5.570 municípios brasileiros. Para utilizar esse material, alguns cuidados são importantes.

Obtendo as Malhas dos Setores Censitários

A Base de Face de Quadras é um dado que se completa à malha de setores censitários, portanto, o primeiro passo consiste em obter esses dados vetoriais associados ao Censo 2010. Para isso, será necessária a utilização de um Sistema de Informações Geográficas para manipular as feições que o IBGE disponibilizou no seu repositório oficial.

Endereço FTP Oficialftp://geoftp.ibge.gov.br/

Acesse o FTP do IBGE e clique na pasta organizacao_do_territorio:

ibge_01

Em seguida, clique nas pastas em sequência:

malhas_territoriais

ibge_02

malhas_de_setores_censitarios__divisoes_intramunicipais

ibge_03

censo_2010

ibge_04

setores_censitarios_shp

ibge_05

Quando chegar nessa etapa, selecione a Unidade da Federação (UF) que representa a sua área de estudo. Neste artigo, vou utilizar SP para ter acesso ao dados vetoriais relacionados ao Censo 2010 para aquele estado. Na pasta seguinte, faça o download das camadas dos distritos, subdistritos, municípios e setores censitários. Resumindo: baixe tudo que se encontra nessa pasta.

ibge_06

Significado das Siglas do IBGE

  • 35 = Código da UF (São Paulo)
  • DS = Distrito
  • MU = Município
  • SD = Subdistrito
  • SE = Setor Censitário
  • E250 = Escala 1:250.000 (a escala de mapeamento das malhas)
  • GC_SIR = Sistema de Coordenadas Geográficas, Datum SIRGAS (não confundir com o Datum SIRGAS 2000).

ibge_07

Trabalhando no Sistema de Informações Geográficas

Será necessária a utilização de um aplicativo SIG para manipular as malhas do Censo 2010. Neste artigo, vamos utilizar o ArcGIS e carregar no programa a malha dos municípios.

AVISO: As malhas do Censo 2010 possuem codificação de caracteres WINDOWS-1252 e podem apresentar problemas de acentuação a partir da versão 10.2.1 do ArcGIS, que trabalha com o codificador UTF-8.

ibge_08

Seleção por Atributos no ArcMap

Uma rápida consulta deve ser realizada para descobrir o NOME e o GEOCODIGO do seu município. Essas informações são importantes para obter a Base de Faces de Logradouros. 

No ArcMap, clique no menu Selection – Select By Attributes. Faça uma pesquisa pelo seu município de interesse com a seguinte expressão:

“NM_MUNICIP” = ‘SAO BERNARDO DO CAMPO’

ibge_09

Com essa consulta, o município de São Bernardo do Campo será selecionado. Abra a Tabela de Atributos e anote o Geocódigo para esse município: 3548708.

ibge_10

Em seguida, adicione a malha dos setores censitários e abra a Tabela de Atributos. Nesta tabela, na coluna CD_GEOCODI, todos os códigos iniciados em 3548708 pertencem ao município de São Bernardo do Campo. Esta coluna corresponde ao código dos setores censitários.

ibge_11

Clique novamente no menu Selection – Select By Attributes. Desta vez, vamos executar um questionário SQL para selecionar automaticamente todos os setores censitários do município de São Bernardo do Campo. Use a seguinte expressão:

“CD_GEOCODI” LIKE ‘3548708%’

ibge_12

Essa sentença SQL indica que todos os registros iniciados com 3548708 na coluna CD_GEOCODI devem ser selecionados. Veja o resultado:

ibge_13

Salvar Seleção como Arquivo Shapefile

Clique com o direito sobre os setores censitários e selecione a opção Data – Export Data.

ibge_15

Selecione um diretório para o novo arquivo e salve essa informação. A partir de agora, temos os setores censitários apenas para o município de São Bernardo do Campo.

ibge_16

ibge_17

Download da Base das Faces do Logradouros

Após definir a camada dos setores censitários, podemos realizar o download da Base das Faces dos Logradouros. Visite o link do IBGE e baixe o arquivo.

ftp://geoftp.ibge.gov.br/recortes_para_fins_estatisticos/malha_de_setores_censitarios/censo_2010/base_de_faces_de_logradouros

DICA: Pressione CTRL + F no seu navegador de Internet para abrir a ferramenta de pesquisa. Digite o código do seu município para ter acesso ao arquivo correto. Para São Bernardo do Campo, tudo que tivemos que fazer foi digitar o geocódigo do município na caixa de pesquisa. Após inserir o número sequencial 3548708,  duas ocorrências foram encontradas e realizamos o download dos dois arquivos.

ibge_18

Adicione os arquivos no ArcMap e visualize os resultados. As faces não correspondem à malha viária, mas são um reforço no que diz respeito ao acesso à informação espacial de domínio público.

ibge_19

Neste artigo, você aprendeu a interpretar o material do IBGE de modo a alcançar resultados significativos. Com ajuda do ArcMap nas pesquisas e visualização dos dados, o projeto fica completo. Para continuar acessando o nosso material, seja um assinante e fique por dentro das novidades publicadas aqui no site Processamento Digital.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA