Passo a passo para pesquisa por imagens Pléiades no Catálogo Online do INPE

1

Conforme noticiado pelo Portal do Ministério do Planejamento, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está compartilhando uma cobertura de imagens de alta resolução com objetivo de otimizar o planejamento urbano e ambiental. Com tamanho de pixel compreendido entre 1,5 m e 0,50 cm, essas imagens estão sendo distribuídas para alvos específicos do país, portanto, não há garantias de uma cobertura completa desses dados para todo o território nacional.

Requisitos necessários

  • Fazer parte da administração pública (prefeitura municipal, universidade, etc.);
  • Encaminhar um e-mail institucional (com o domínio do órgão público) para atus@inpe.br;
  • Fazer o login no site http://www.dgi.inpe.br/catalogo/# e realizar a pesquisa por imagens de satélite.

Observações Importantes

O INPE realizou o investimento de 14 milhões de reais na aquisição de imagens de alta resolução e os alvos são definidos a partir de um critério do INPE que não conhecemos. Sendo assim, a cobertura pode ser escassa e, até a publicação desse vídeo, poucas imagens podem ser localizadas no catálogo.

Nossa opinião

Tendo em vista que o programa espacial brasileiro em parceria com a China optou por produzir sensores com vida média estimada em dois anos, a iniciativa é bem-vinda para observação de áreas estratégicas. Às vezes cometemos o equívoco de considerar pesquisa e tecnologia como gasto quando nossa percepção deveria assimilar que os investimentos em prol da preservação do meio ambiente e desenvolvimento da nação não devem ser reduzidos pela escala de prioridades.

Nossa expectativa é grande e os resultados ainda não se mostraram satisfatórios, mas consideramos que a iniciativa do INPE é um passo importante para o avanço tecnológico do país.


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: https://youtu.be/MqO5LMsTyZM


Não se esqueça, inscreva-se no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

Comentários

1 Comentário

  1. […] Conforme noticiado pelo Portal do Ministério do Planejamento, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está compartilhando uma cobertura de imagens de alta resolução com objetivo de otimizar o planejamento urbano e ambiental. Com tamanho de pixel compreendido entre 1,5 m e 0,50 cm, essas imagens estão sendo distribuídas para alvos específicos do país, portanto, não há garantias de uma cobertura completa desses dados para todo o território nacional.  […]

DEIXE UMA RESPOSTA