Conheça o SIGEL: Portal que disponibiliza dados geográficos do setor elétrico brasileiro

0

Pouca gente sabe, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL possui um site específico que reúne os dados geográficos do setor elétrico brasileiro, o Sistema de Informações Georreferenciadas do Setor Elétrico – SIGEL, que oferece à população uma base de dados com o objetivo de tornar pública as informações adquiridas e desenvolvidas na agência.

Recentemente, o site foi atualizado afim de oferecer mais serviços e uma melhor experiência ao usuário, como por exemplo, a possibilidade de salvar dados, criar mapas através de aplicações do ArcGIS Online, informações sobre Empreendimentos Elétricos e muito mais!

O site oferece ao público em geral, fácil acesso às informações sobre as áreas de Geração, Transmissão e Distribuição de energia, permitindo realizar o uso desses dados para o planejamento e monitoramento, pesquisas acadêmicas ou para conhecer melhor o Setor Elétrico no Brasil.

Também estão disponíveis novas funcionalidades para visualizações, pesquisas e medições através dos Mapas Geográficos do Setor Elétrico e do Catálogo de Aplicações contidos no SIGEL, além de uma aplicação web para realizar o download dos dados nos formatos shapefile e kmz (Google Earth).

Christiany Reino, Analista GIS na agência, explica que o novo formato do SIGEL abre novas possibilidades para as demais Superintendências. “Uma vez que existe essa interatividade com o usuário interno e externo, acompanhamos a tendência global de conectividade e interação com outros portais e sites de Geo”, destaca.  

Esse é um trabalho desenvolvido em conjunto com a HEX – Tecnologias Geoespaciais

DEIXE UMA RESPOSTA