Conheça os métodos para instalação do QGIS 2.14 + Orfeo Monteverdi + GRASS GIS + SAGA GIS no Ubuntu 16.04 LTS

0

Uma questão que tem apresentado grandes dúvidas para os utilizadores da ferramenta QGIS é sobre o processo para instalação da ferramenta no Linux. Este artigo tem o objetivo de indicar os passos para instalação do SIG QGIS versão 2.14 na distribuição Ubuntu 16.04 LTS.

Vale lembrar que todos os tutoriais produzidos pelo site Processamento Digital utilizam as chamadas versões LTRs com duração de um ano. Até aqui, foram produzidas duas versões LTR (QGIS 2.8 e QGIS 2.14). Nós não utilizamos as versões com novidades porque prezamos pela estabilidade do sistema.

Sobre a instalação no Linux, há três possíveis repositórios para instalação da ferramenta:

  • Instalação do QGIS 2.14 pelo repositório Debian/Ubuntu;
  • Instalação do QGIS 2.14 pelo repositório baseado no UbuntuGIS;
  • Instalação do QGIS 2.14 pelo repositório UbuntuGIS Unstable.

As duas primeiras opções podem ser encontradas no site oficial. O repositório UbuntuGIS Unstable é o mais indicado para instalação pelos motivos que vou explicar mais adiante. Você deve escolher sabiamente qual desses repositórios será selecionado para instalação da sua cópia do QGIS. De acordo com a minha pesquisa, esta escolha tem relação com os provedores, que emprestam centenas de algoritmos para execução no programa principal.

QGIS nos Repositórios oficiais

Se você pretende realizar um trabalho que demanda a utilização do QGIS 2.14 mais estável possível (até a data dessa postagem, QGIS versão 2.14.8), então, você deve selecionar um dos dois métodos disponíveis no site oficial, a saber, instalação via repositórios Debian/Ubuntu ou baseada no UbuntuGIS. Eu testei o repositório Debian/Ubuntu e notei a ausência de alguns provedores no painel Processar do QGIS (exemplo: otb ou Orfeo Toolbox). Provavelmente, a instalação pelo repositório baseado no UbuntuGIS deve apresentar o mesmo resultado.

QGIS no Repositório UbuntuGIS Unstable

Orfeo Monteverdi, QGIS, GRASS, SAGA GIS… Os melhores recursos estão presentes no repositório UbuntuGIS Unstable com uma pequena desvantagem: até a liberação dessa postagem, a versão do QGIS presente no UbuntuGIS Unstable é a 2.14.1. No repositório oficial, estamos na versão 2.14.8.

É admissível adotar essa instalação por conta das dependências. Exemplo: vamos supor que você faça a instalação do SAGA GIS à parte, ou seja, pelo site oficial dessa ferramenta. Considerando que o SAGA utiliza a biblioteca GDAL 1.10, se a sua instalação do QGIS utiliza o GDAL 1.11, haverá conflitos nos processos. Por esse motivo, recomendamos instalar todos esses programas a partir do repositório UbuntuGIS Instável, pois dessa forma, é garantido que não haverá conflitos devido ao fato que todas as ferramentas presentes no repositório utilizam a mesma versão da biblioteca GDAL, só para ficar nesse exemplo.

Primeiros Passos para Instalação do QGIS

Para instalar o QGIS 2.14.1 com os arquivos disponíveis no repositório UbuntuGIS Unstable, temos que conhecer a real condição da sua máquina Ubuntu 16.04. Sobre essa questão, um dos dois desafios abaixo devem ser enfrentados para que tudo funcione na mais perfeita ordem:

  • Realizar a instalação do QGIS a partir de uma instalação existente;
  • Realizar uma nova instalação do QGIS.

Como trabalho com máquinas virtuais, vou definir os passos para uma nova instalação, ou seja, a segunda opção da lista. Para remover versões anteriores do QGIS, você deve apagar do sistema Linux versões anteriores do QGIS, GRASS, SAGA e outros. Também é recomendado apagar do arquivo sources.list todos os repositórios antigos.

Missão dada… Missão Cumprida!

O processo funcionou bem e agora podemos ter acesso a centenas de algoritmos empregados nas mais diversas análises espaciais. Faça o download do documento contendo todo o procedimento e não deixe de assistir ao vídeo explicativo. Nossa intenção é facilitar o acesso à essas ferramentas tendo como prioridade o usuário iniciante no mundo do Linux e do Geoprocessamento.

qgis_Linux


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: https://youtu.be/nhIo17Sa48A


Não se esqueça, inscreva-se no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA