IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo acontecerá em maio

0

Entre os dias 3 a 6 de maio acontecerá o IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo que este ano irá abordar o tema “Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências”. O evento será realizado na Universidade Federal de Viçosa -UFV em Minas Gerais. O objetivo será envolver o público nos assuntos que dizem respeito às técnicas de Levantamento, Classificação e Mapeamento de Solos e sua relação com a produção de novos conhecimentos científicos e suas aplicações, as interfaces com outras Ciências e seus desafios futuros.

A Ciência do Solo foi consolidada com o próprio desenvolvimento da civilização e teve seus estudos ampliados através dos conhecimentos em geologia, mineralogia, geomorfologia, biologia e química, por exemplo. Paralelamente a evolução do homem, a Ciência do Solo tornou-se complexa em seu próprio contexto.

Hoje em dia as demandas da sociedade estão diretamente relacionadas com o uso dos solos, tendo em vista a produção de alimentos e de energia renovável, o controle da emissão de gases do efeito estufa, a conservação e produção de água e, ainda, a própria ocupação do espaço urbano. Nesse sentido, os cientistas do solo representam parte fundamental para a construção de um planeta sustentável.

Os organizadores esperam que o evento possibilite novas parcerias para o desenvolvimento da área de Pedologia no Brasil, bem como, fomentar discussões sobre os problemas e desafios para a pesquisa, ensino e extensão em Pedologia no país, pois é um tema de interesse comum dos cientistas do solo, extensionistas, produtores e empresários do ramo e torna possível o vislumbre quanto a propostas para suas soluções.

Curta a página do evento no Facebook: www.facebook.com/IVSMCS

DEIXE UMA RESPOSTA