QGIS: Mosaico, Reprojeção e Substituição de Pixel no SRTM de 30m

0

Trabalhar com o Processamento Digital de Imagens pode ser um desafio. Há situações que necessitam de um conhecimento específico sobre formato de dados, etapas de processamento, avaliação do produto, entre outras. Diversos serviços disponibilizam imagens para aquisição gratuita ou paga e todos envolvem um pequeno tipo de processamento ou atenção espacial. Veja alguns exemplos:

Se você pretende realizar o download de imagens Landsat-8, saiba que essas imagens devem ser reprojetadas para o Hemisfério Sul antes de executar qualquer processo;

Para comprar imagens de altíssima resolução (satélites WorldView, Pléiades, etc), é necessário consultar o tipo do produto, ou seja, se são imagens com bandas separadas, fusionadas, com quatro ou mais bandas e assim por diante.

Se vai comprar um drone, precisa definir se o mesmo realiza o imageamento em RGB ou se possui a faixa do infravermelho próximo para que seja possível gerar índices de vegetação como o NDVI.

Neste videotutorial, vou trazer um passo a passo para que você aprenda a trabalhar com imagens SRTM de 30 metros no QGIS. Com estes passos, você será capaz de preparar essas imagens para inúmeras análises espaciais como delimitação de bacias hidrográficas, geração de raster de declividade, mapa hipsométrico, etc.

Coloque este método em prática para dominar o processamento com raster. Existe uma ordem de execução para cada etapa, portanto, pretendo incorporar todos esses passos no Modelador Gráfico.


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: https://youtu.be/0XPv9H6QQJA


Após assistir ao vídeo, inscreva-se no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA