ArcGIS + Gimp: Combinação entre o Mapa Hipsométrico e o Relevo Sombreado

0

Nesta curiosa e interessante investigação sobre as análises espaciais para geração de mapas no sistema ArcGIS, descobri que o programa não possui um modo de mistura de cores, o que  impossibilita o cruzamento entre dois arquivos raster de análise do terreno: o relevo sombreado e a hipsometria. O fato de não possuir tal recurso não impede a execução desta técnica em outra ferramenta, portanto, vamos estudar os passos para concluir esta tarefa em aplicativos gráficos como o Adobe Photoshop ou o Gimp.

Antes de executar essa ferramenta, você precisa dominar as seguintes atividades:

  1. Reclassificar o raster de elevação e gerar o mapa hipsométrico;
  2. Transformar o mapa de cores do raster hipsométrico em arquivo RGB.

Para reproduzir estes passos e encontrar os mesmos resultados listados por mim neste artigo, você vai precisar do Modelo Digital de Elevação (MDE) preparado para o estado de Sergipe-SE e o raster hipsométrico convertido em RGB. Assumindo que você dominou o assunto sobre representação raster discreta e contínua, mapa de cores e simbologia de raster, siga os passos abaixo para combinar os mapas de representação do relevo no aplicativo Gimp.

Tutorial

Extrair a informação espacial de um arquivo raster

Nossa opção pelo aplicativo gráfico Gimp se deve ao fato do mesmo ser uma ferramenta Open Source, ou seja, não existe a preocupação com a compra ou aquisição de licenças. O problema é que o Gimp não trabalha com arquivos espaciais e isso dificulta o retorno da imagem editada para o Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Por este motivo, temos que extrair a informação de posicionamento espacial do arquivo GeoTIFF e armazená-la no formato World File TFW.

Carregue o raster hipsométrico em RGB no ArcMap e use o ArcToolbox no seguinte caminho:

Data Management Tools – Raster – Raster Properties – Export Raster World File

arcgis_gimp_combinacao_relevo_sombreado_com_hipsometria_00

O arquivo TFW deve acompanhar o TIF e pode recuperar a informação espacial perdida pelos processos de tratamento da imagem no Gimp. Nós já disponibilizamos este arquivo, porém, é necessário conhecer o procedimento para aplicá-lo futuramente.

Este é um processo simples cujo parâmetro de entrada é a própria imagem. Clique no botão OK e uma cópia do raster será adicionada no ArcMap.

arcgis_gimp_combinacao_relevo_sombreado_com_hipsometria_02

Você pode remover esta imagem do projeto, pois a informação mais importante é o arquivo de texto TFW que está acompanhando o arquivo GeoTIFF.

arcgis_gimp_combinacao_relevo_sombreado_com_hipsometria_03

Os processos do ArcGIS devem gerar o arquivo World File automaticamente. Caso não seja possível visualizar o formato TFW ou mesmo o TIF, você deve desabilitar a opção “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”. Esta opção está localizada no recurso Opções de pasta e pesquisa em qualquer janela do Explorador de Arquivos.

Geração de um relevo sombreado

Hillshade ou Shaded Relief é um representação raster gerada a partir de um raster de superfície (em nosso caso, o SRTM). Trata-se de um conjunto de dados raster que considera o ângulo de elevação da fonte de iluminação e as sombras das montanhas. A ideia é testar diferentes azimutes e ângulos de elevação para obter um relevo sombreado bem destacado.

Carregue o MDE de Sergipe no projeto e clique em

Spatial Analysis Tools – Surface – Hillshade

Informe os dados de entrada, de saída, o azimute e o ângulo de elevação. O Fator Z só deve ser utilizado quando as unidades de Xe Y são diferentes de Z. Como não é o caso (todos estão em metros), a ESRI recomenda manter o valor 1 padrão. Clique no botão OK e execute o processo.

Combinação dos Mapas no Gimp

Daqui por diante, todo o processo de combinação de arquivos será executado no Gimp com a preocupação com a posição espacial que deve ser restaurada. Somente imagens em 8 bits serão processadas no Gimp, portanto, imagens em 16 bits não serão serão visualizadas.

Fixar Sistema de Referência da Imagem

Na última parte do procedimento, vamos restaurar o Sistema de Referência da imagem processada pelo Gimp. Esta parte é caso você tenha interesse de preservar dados georreferenciados.


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: https://youtu.be/yK2bfeEYqB0


Download da videoaula em AVI Alta Qualidade

http://www.mediafire.com/file/0b4qvc3os49l8j8/arcgis_gimp_combinacao_relevo_sombreado_com_hipsometria.avi


Após assistir ao vídeo, inscreva-se no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA