ArcGIS: Conheça o Add-In que permite adicionar as bases Google Street View e Microsoft Bird’s Eye

0

Hoje vamos apresentar uma ferramenta muito importante para os projetos de Geoprocessamento realizados no sistema ArcGIS: as bases de mapas Google Street View e Microsoft Bird’s Eye. Estes são alguns dos mais conhecidos serviços de mapas da atualidade que podem trazem uma outra perspectiva para os projetos de mapeamento no Sistema de Informações Geográficas (SIG). Neste artigo, conheça os passos para estabelecer uma conexão com estes serviços por meio do complemento chamado StreetViewAddIn.

Versão do ArcGIS disponível

Essa dica foi testada na versão 10.3.1. Para consultar sua versão, execute a ferramenta SIG e clique no menu Help – About ArcMap.

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_01Instalação do Complemento StreetViewAddIn

1 – Clique no link abaixo para visitar o repositório de ArcGIS e pressione o botão Download (nota: o desenvolvedor garante o funcionamento da ferramenta até a versão 10.4.1):

http://www.arcgis.com/home/item.html?id=cb1bd2804d0f42d2b903952c2d781170

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_02

2 – Para seguir o próximo passo, o ArcMap deve estar fechado. Após realizar o download do arquivo, o mesmo deve ser descompactado na seguinte pasta:

C:\Users\seu-nome-de-usuario\Documents\ArcGIS\AddIns\Desktop10.3

A ferramenta deve ser instalada na pasta Documentos do seu usuário local, portanto, o termo seu-nome-de-usuario indica a sua conta de usuário Windows. Dentro dessa pasta, você deve selecionar a versão da sua ferramenta SIG.

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_03

Toda estrutura de arquivo deve ser organizada na pasta StreetViewAddIn, portanto, evite uma outra subpasta com o mesmo nome – se possível, organize essa estrutura como demonstrado na imagem abaixo.

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_04

No passo seguinte, vamos executar a ferramenta e descarregar o StreetView no ArcMap.

Descarregar o Google StreetView no ArcMap

Para ativar o plugin, abra o ArcMap e pressione o menu Customize – Add-In Manager:

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_05

Se você seguiu todos os passos para instalação do Add-In na pasta apropriada, você receberá esta janela de confirmação indicando que o recurso está disponível para uso:

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_06

Pressione o botão Close para encerrar essa janela. A partir de agora, você pode manipular a visualização das ruas através das ferramentas StreetView/Birds’Eye. Para ter acesso, basta clicar no menu Customize – Toolbars – StreetView/Birds’Eye Toolbar.

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_07a

Carregando o Google Maps a partir de um serviço WMTS

Vamos precisar de uma localização espacial para adquirir a visão da rua com a ferramenta proposta. Com base na nossa aula anterior, vamos solicitar um apoio do Google Maps para visualizar uma escola técnica que fica localizada na entrada da cidade de Palmital-SP. Abra o Google Maps no ArcMap e salte para essa localização.

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_08

Com a base Google StreetView, podemos clicar sobre a rodovia estadual (SP-375) e identificar o edifício. A disponibilidade do StreetView depende da cobertura do serviço.

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_09

O Bird’s Eye oferece um serviço semelhante ao Google Maps. Um dos pontos interessantes desse mapeamento é a possibilidade de estabelecer um combo, ou seja, você pode visualizar o arruamento com o Google Maps, as edificações com o Google StreetView e a imagem de satélite Bing Aerial formando assim um grande reforço para enriquecer sua produção cartográfica.

arcgis_adicionar_bases_streetview_e_birdseye_10

Comentário

Além de rápidas e eficazes, essas ferramentas representam um ganho em produtividade porque você não precisa sair da aplicação para consultar uma determinada espacialidade. Os painéis são flutuantes e não atrapalham a edição no sistema ArcMap, tornando estes recursos indispensáveis para àqueles que desejam ampliar a precisão dos produtos gerados. Sempre vale lembrar que as licenças para utilização dessas imagens devem ser respeitadas.


No link abaixo, você pode realizar a sua inscrição no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA