Venha Participar da nossa Galeria de Mapas do QGIS e pegue seu modelo em A3!

1

Olá Geoprocessadores, tudo bem?

Em matéria de SIG, como você classifica o seu conhecimento? Será que as classes iniciante, intermediário ou avançado podem de fato mensurar o conhecimento de uma pessoa sobre determinado assunto ou ferramenta? Não posso garantir grandes resultados, mas este artigo do site Processamento Digital traz uma proposta tentadora: estou criando um espaço no site para que a comunidade nos ajude a promover o software livre QGIS a partir do tema que tem sido um desafio para os usuários que migram para essa ferramenta: o Layout de Mapas. Que tal compartilhar o seu conhecimento sobre a ferramenta através da divulgação de um mapa bem legal em qualquer

Para participar deste projeto de promoção do software QGIS, as regras são simples:

O que você DEVE fazer

  • Construir um mapa no QGIS em qualquer tamanho de papel (A4, A3, A2, etc.);
  • Indicar em qualquer parte do mapa a versão utilizada (Exemplo: QGIS 2.18.7);
  • Organizar os dados do projeto em subpastas específicas (clique aqui para saber mais);
  • Utilizar apenas dados públicos (o autor é responsável pelo conteúdo compartilhado);
  • Incluir seus contatos em qualquer parte do mapa (telefone, e-mail, etc.);
  • Subir o projeto inteiro para a nuvem e enviar o link para jorgepsantos@outlook.com.

O que você NÃO DEVE fazer

  • Compartilhar mapas ou fragmentos de mapas que você criou para o seu cliente, instituição, empresa ou órgão público sem a autorização formal do proprietário/entidade detentora dos direitos sobre o mapa. Não irei publicar no site Processamento Digital os mapas suspeitos que possam acarretar prejuízos a terceiros, portanto, compartilhe APENAS os mapas que você criou com o seu intelecto e para o seu aprendizado.
  • Utilizar este espaço para vender os dados publicados. Se você quer valorizar o seu trabalho, há outros mecanismos para isso. Este é um projeto de promoção do software open source, portanto, nem o Processamento Digital e nem eu, Jorge Santos, seremos responsabilizados por isso também.
  • Reivindicar autoria após o compartilhamento da informação. Este é um projeto de cunho educativo. Ao compartilhar um mapa ou projeto do QGIS com a comunidade através deste espaço, o usuário fica ciente de que o seu modelo de mapa será considerado como de domínio público, ou seja, qualquer pessoa será capaz de visualizar, modificar e compartilhar o mesmo mapa com outras pessoas. Jorge Santos e o site Processamento Digital não serão responsabilizados de forma alguma por prejuízo a terceiros por conta de reivindicações dessa natureza.
  • Mentir sobre autoria do mapa, dissimular e/ou inventar informação que não existe. Qualquer pessoa deve ser capaz de localizar os dados espaciais que fazem parte do seu mapa, pois as regras são claras quanto ao uso de informação de domínio público. Use o bom senso e evite a promoção do absurdo.

Vamos começar?

Nessa vida, por mais absurdo que pareça, as pessoas são capazes de qualquer coisa. Lembro de um relato que recebi de um amigo sobre um louco que VENDIA IMAGENS LANDSAT. Por causa desse povo malicioso, temos que criar termos claros para evitar problemas, mas tenho certeza de que as pessoas bem intencionadas vão dar a sua contribuição para a promoção da ferramenta QGIS no quesito Layout de mapas.

Mapeamento da Carcinicultura no litoral do Ceará-CE

Pessoal, que tal enriquecer sua dieta comendo camarão? Se você não é alérgico, este crustáceo faz um bem incrível para a saúde, sabia? Neste modelo de mapa que fiz nas horas vagas, utilizei os recursos mais simples do QGIS e evitei imagens tridimensionais, relevos sombreados e outros bichos. Este é um modelo de mapa no tamanho A3 na orientação Paisagem que possui a estrutura muito bem alinhada. Após utilizá-lo, me convite para o camarão com arroz e brócolis porque eu gosto muito!

Topa o desafio? É claro que sim, não é mesmo? Então, pegue o seu primeiro modelo aqui!

 CE_Carcinicultura600

MAPEAMENTO DE CARCINICULTURA NO ESTADO DO CEARÁ (A3, PAISAGEM)
PROJETO QGIS 2.18.7 | MAPA EM JPG | MAPA EM PDF

Gostou do modelo? Pegue o meu primeiro mapa e compare a evolução do sujeito. Como dizem por aí, o conhecimento é adquirido pela prática, por isso, compartilhe comigo o seu modelo de mapa e vamos promover essa ferramenta que tem ajudado muitas pessoas.

Muita gente busca modelos de layout por conta do carimbo, afinal, diagramar layout de mapas é tedioso. No final de semana ou em qualquer dia de muita tranquilidade, farei um novo vídeo sobre o Compositor de Impressão ensinando a configurar esse mapa item por item. Continue acompanhando e deixe seu comentário sobre este modelo!


No link abaixo, você pode realizar a sua inscrição no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

1 Comentário

  1. Muita bom Jorge Parabems mais uma vez, sempre e tedioso fazer o carimbo no compositor de impreção de Qgis, assim em formato shape fica bem mais facil. vamos pegar a onda, obrigado desde Argentina.

DEIXE UMA RESPOSTA