ArcGIS: Álgebra de Mapas para criação de um Raster Constante

0

Conceito

Um Raster Constante é uma representação matricial que possui pixels com o mesmo valor numérico. O ArcMap conta com um algoritmo próprio para criação desse tipo de imagem, porém, vamos utilizar o Raster Calculator para executar essa operação. Outras informações sobre Constant Raster podem ser encontradas no manual da ferramenta.

Ensaio sobre Álgebra de Mapas

Algumas operações com raster podem atingir um nível de complexidade jamais visto, portanto, para ficar por dentro da lógica empregada em cada cálculo, deve-se utilizar a conhecida metodologia de análise e síntese, ou seja, para dominar o complexo, devemos dividi-lo em partes e estudar cada componente individualmente (análise). Em seguida, temos que unir todas as partes e procurar compreender como elas interagem entre si (síntese).

Proposição lógica para cada cálculo

Ainda que uma imagem possa representar parcialmente a realidade com sua estrutura bidimensional, convenhamos: o Raster Calculator é a parte mais divertida do ArcMap. Entender como um fenômeno se desdobra é algo prazeroso para entusiastas da área como eu. De fato, os cálculos embasados na organização das ideias tem facilitado a minha vida.

Para entender um pouco mais sobre a utilização de questionários para formulação de proposições lógicas empregadas em cada cálculo, sugiro a leitura do seguinte documento:

arcgis_algebra01

Após ler o artigo acima, tenho certeza que você será capaz de determinar seus próprios cálculos com a técnica de escrever textualmente a proposta de cálculo.

Exemplo de aplicação: o raster binário

Vamos realizar um ensaio sobre de criação de um raster constante a partir da necessidade de geração de um raster binário (apenas dois valores numéricos). Abra o sistema ArcMap e carregue uma imagem qualquer no documento principal.

area_util_area_nodata

Repare que a Área Sem Dados (NODATA) está associada ao valor zero, portanto, este é um valor constante atribuído para todas as células da área sem dados. Para criar o raster binário, Execute o Raster Calculator e aplique a seguinte expressão:

Con("lc82210752013242lgn00_rgb654.tif"  != 0,1,"lc82210752013242lgn00_rgb654.tif")

rastercalc_constant_01

O resultado será uma imagem de uma única banda com apenas dois valores numéricos.

rastercalc_constant_03

É curioso como as coisas funcionam na Calculadora Raster. Se você estudou a aula anterior sobre esse assunto, certamente será capaz de raciocinar algo assim:

rastercalc_constant_02

Esta foi a proposição definida por mim para geração do raster binário. Aprender a construir esses testes lógicos é muito importante para a nossa evolução como profissionais da área de Geotecnologias. Se dominarmos a Calculadora, certamente teremos uma aliada na resolução de problema com raster no sistema GIS.

Criação de um Raster com Valor Constante

A meta é criar uma imagem associada a um valor numérico qualquer (para esta atividade, iremos trabalhar com números inteiros apenas). Faremos uso da função SetNull com a seguinte fórmula:

SetNull("lc82210752013242lgn00_rgb654.tif" == 0,1)

rastercalc_constant_05

O que esta fórmula quer dizer?

rastercalc_constant_04

Repare que o “else” aqui, ou seja, a posição contrária, é associada ao valor 1. Independente da presença deste valor numérico, você pode assinar qualquer valor para o seu raster constante. No nosso raster criado a partir de uma imagem existente, todos os pixels dessa matriz foram preenchidos pelo valor 1:

rastercalc_constant_06

Esse tipo de raster é útil para criação de máscara vetorial ou geração de um catálogo raster. Sendo assim, fica claro que o conhecimento da Calculadora Raster por meio da sua aplicação é sem sombra de dúvida o aprendizado mais valioso aqui.

E assim chegamos ao fim de mais um artigo do site Processamento Digital. Estou ansioso pelo seu apoio e tenho a ambição de tornar este espaço uma referência para a comunidade de Geotecnologias. Continue participando!


Aproveite para fazer a sua inscrição no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn e acompanhe as novidades:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA