QGIS: Validação Topológica para eliminar Geometrias Inválidas

0

Auditar o produto de uma edição vetorial é uma prática que faz parte do Sistema de Informações Geográficas, pois a presença de geometrias inválidas e outros erros topológicos impede a execução de qualquer ferramenta para Geoprocessamento (Clip, Intersect, Dissolve, Merge, Difference, etc.). No QGIS, temos o Validador de Topologia para analisar e destacar qualquer não conformidade presente na geometria. As principais regras foram analisadas em outra postagem. Este é o primeiro passo. A seguir, é preciso utilizar uma boa ferramenta para corrigir centenas ou milhares de erros topológicos.

Nesta aula, você vai conhecer o provedor LWGEOM, uma ferramenta que o PostGIS utiliza para realizar a limpeza da geometria no banco de dados. Este é um plugin indicado para aquele analista que trabalha fora do banco de dados espacial. Abaixo temos um clássico exemplo de geometria inválida gerada pelo processo de edição no QGIS:

geometria_invalida

A geometria inválida foi gerada quando o analista excluiu parte da feição numa área próxima à borda. Dessa forma, a geometria está se tocando nas pontas, causando o erro topológico.

Pensando nisso, resolvi adaptar um vídeo publicado pela Faunalia que traz essa ferramenta para correção. O vídeo é de 2014, mas a ferramenta foi testada e está funcionando perfeitamente na versão 2.18.4 64 Bits, Instalação Expressa. O Sistema Operacional utilizado foi Windows 10 Pro 64 Bits, porém, a mesma ferramenta funciona no Linux.

Sobre o Formulário de Cadastro

Todos os tutoriais do site Processamento Digital são gratuitos. Alguns dos nossos artigos são produzidos no corpo da postagem e outros são entregues através de um formulário de contato. Este recurso é conhecido como Landing Page e permite conhecer um pouco mais do perfil dos nossos leitores. Este mecanismo nos capacita na produção de material mais direcionado para o nosso público.


Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: https://youtu.be/zbHyZqCJbmk


Após assistir ao vídeo, inscreva-se no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA