QGIS: Capturar Amostra dos Valores de Altimetria para Pontos

1

Ao utilizar complementos, o operador da ferramenta encontra atalhos para concluir tarefas quando utiliza recursos que ainda não foram implementados no programa. Há prós e contras nessa prática. Uma das desvantagens encontradas na utilização dos complementos é a impossibilidade de execução dos processos em lote, sem contar que nem todos os plugins costumam acompanhar o ciclo de desenvolvimento do QGIS e muitos acabam por serem descontinuados pelos mais diversos motivos.

Sendo assim, se pudermos reduzir a dependência por plugins, passamos a estudar a ferramenta SIG com mais profundidade e certamente iremos encontrar a resposta para um questionamento ou resolução de um problema. No passado, nós utilizamos um complemento do QGIS para extrair amostras de elevação para um determinado conjunto de pontos. Hoje isso não se faz necessário se você conhece o algoritmo do GRASS GIS denominado v.what.rast.

O algoritmo foi testado para extração de valores de altimetria a partir de um MDE, mas certamente será útil para extração de informação de raster de temperatura, declividade, hipsometria e muitos outros mapas. Acompanhe esse tutorial e aprenda a realizar a extração de valores para uma dada amostra.

Tutorial

Execute o QGIS e carregue os pontos sobre seu raster. Neste exemplo, estamos utilizando um recorte do SRTM com resolução espacial de 30 metros. Para a camada de pontos, é obrigatória a presença de uma coluna denominada id do tipo número inteiro.

qgis_capturar_altimetria_01

Se os seus pontos não possuem essa coluna, use os recursos da Tabela de Atributos para criá-la. Esta é uma tarefa simples. É importante preencher essa coluna com valores numéricos, pois o algoritmo v.what.rast necessita desses valores para aplicar a substituição. Na Calculadora de Campo, há uma função chamada $id que pode fazer isso.

qgis_capturar_altimetria_01a

Com a coluna pronta, execute o algoritmo do GRASS no Painel Processar.

qgis_capturar_altimetria_02

Os processos do QGIS geram novos arquivos. Informe a camada de pontos, o raster de uma única banda, a coluna id e certifique-se de digitar “id” sem aspas no campo específico para construção de condições.

qgis_capturar_altimetria_03

O arquivo de amostra será gerado. Abra a Tabela de Atributos e verifique as atualizações da coluna id. Os números sequenciais foram substituídos pelos valores de altitude do MDE.

qgis_capturar_altimetria_04

Extração de Todos os Valores de Altitude

Esta técnica é essencial para a aquisição dos valores para uma determinada amostra, mas qual caminho devemos percorrer nas demandas de extração de todos os valores do raster com armazenamento em Shapefile de pontos?

Em outra oportunidade, nós realizamos esse procedimento ao converter o raster para valores XYZ, porém, esse processo depende de muitos passos. Uma solução mais prática não dispensa o uso de outro algoritmo do GRASS GIS denominado r.to.vect. Este programa tem o mesmo objetivo, ou seja, aplicar a extração do valor do pixel para pontos.

qgis_capturar_altimetria_05

O SAGA GIS também possui um programa conversão de raster para pontos:

qgis_capturar_altimetria_07

qgis_capturar_altimetria_08

Os algoritmos do GRASS GIS e SAGA GIS trazem os mesmos resultados. Em todos os processos, eu pude constatar que os algoritmos funcionam, porém, os processos serão extremamente demorados se você utilizar um raster de grandes dimensões.

qgis_capturar_altimetria_09

Com esses recursos, podemos resolver a maioria das demandas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto sem recorrer aos complementos.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA