Dois programas QGIS no mesmo computador? Conheça o Next GIS QGIS!

0

Nova Ferramenta na Praça?

Por incrível que pareça, é possível possuir duas versões do aplicativo QGIS coexistindo no mesmo computador. A equipe NextGIS, a mesma que desenvolveu o complemento QuickMapServices, coloca à disposição dos usuários sua própria versão do programa SIG de código aberto com algumas melhorias significativas.

nextgis_qgis_03

Versão 17.7… Mas já?

Como é exibido no “Sobre”, a versão base do QGIS é listada como 2.16.16-Essen e o programa estreou sua versão 17.7.0. De fato, foi um ciclo de desenvolvimento e tanto, não é verdade?

nextgis_qgis_02

A ferramenta funciona gratuitamente, porém, há alguns serviços Web que são comercializados pela empresa, o que justifica um ajuste da ferramenta para os seus próprios propósitos, como é o caso da atualização para o GDAL 2.0.

 

Para mim, essa novidade caiu bem. Enquanto o QGIS “trava” com os testes loucos de validação topológica que eu realizo aqui para testar os limites da ferramenta, posso usar o  NextGIS QGIS para navegação pois as instalações são independentes. Ainda é cedo para questionar a estabilidade desse software, portanto, nada de considerá-lo em seus projetos.

nextgis_qgis_01

Link para Download

Faça um teste: Clique neste link e faça o download da sua cópia. Infelizmente a documentação está em russo nesse momento. Quem sabe um dia…

Sua Opinião

Deixando a empolgação de lado, podemos considerar uma inslatalação apenas para fins de curiosidade. Afinal, o que vocês acham do NextGIS QGIS? Trata-se de um “Fork” do QGIS? Deixe o seu comentário!


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA