QGIS: Filtrando os Dados de Escolaridade processados pelo IPEA/DataSUS

0

Ao solicitar o estudo do DataSUS elaborado em parceria com o IPEA para classificar a população segundo a escolaridade, resolvi utilizar meus conhecimentos da linha de comando para aplicar um filtro por município. O trabalho apresenta alguns desafios, mas será muito simples de resolver se você possui um conhecimento básico de SQL.

Metodologia do Estudo

Foram coletados dados do censo demográfico dos anos 1991, 2000 e 2010. 

Escolaridade da População de 15 anos ou mais

Essa pesquisa foi realizada com a população residente de 15 anos ou mais de idade cuja escolaridade foi classificada nas seguintes categorias:

  • Para o Censo de 1991:

    • Menos de 1 ano de estudo
    • 1 a 3 anos de estudo
    • 4 a 7 anos de estudo
    • 8 anos e mais de estudo
    • Não determinada
  • Para o Censo de 2000:

    • Menos de 1 ano de estudo
    • 1 a 3 anos de estudo
    • 4 a 7 anos de estudo
    • 8 anos e mais de estudo
    • Alfabetização de adultos
    • Não determinada
  • Para o Censo de 2010:

    • Sem instrução/1º ciclo fundamental incompleto
    • 1º ciclo fundamental completo/2º ciclo incompleto
    • 2º ciclo fundamental completo ou mais
    • Não determinada

Local

Local (município, Comissão Intergestora Reginal (CIR), microrregião do IBGE, regional de saúde, região metropolitana, Unidade da Federação (UF) ou região) de residência.

Cor/Raça

Branca, preta, amarela, parda, indígena e sem declaração.

Sexo

Masculino e feminino.

Situação

Urbano e rural.

Download dos Dados de Escolaridade

Você pode realizar o download dos dados através desse link. No teste realizado, fiz um recorte para a leitura do Censo 2010. Os demais censos demográficos podem ser acessados na página oficial. Os links estão presentes no campo indicado abaixo.

datasus_filtragem_ogr_01

Variáveis utilizadas

O fator de migração desses dados para o Sistema de Informações Geográficas é a leitura das variáveis. Os dados do DataSUS podem ser interpretados a partir dessa leitura do site:

datasus_filtragem_ogr_02

Assim, a coluna MUNCOD traz a informação que desejamos, mas há uma observação que deve ser considerada e vamos tratar desse assunto logo a seguir. 

Como lidar com os Municípios de Seis Dígitos?

O GEOCODIGO ou CÓDIGO DO MUNICIPIO foi classificado com os seis dígitos em todas as leituras do censo, portanto, cuidado com a aplicação dos filtros. Na planilha abaixo, é possível obter uma comparação entre o código atual e o antigo de seis dígitos. Veja o destaque que realizei para o município de Santa Maria-RS. Faça o download da planilha e use a ferramenta Localizar do Microsoft Excel para destacar o código do seu município de estudo:

datasus_filtragem_ogr_03

O código de cada município parece o ser o mesmo, basta desconsiderar o último dígito e tudo ficará bem. Com base nessa informação, devemos utilizar o código de seis números para filtrar as variáveis processadas pelo DataSUS.

Filtrando Dados com os Questionários SQL

Para realizar a leitura desses dados, temos inúmeras metodologias que podem ser aplicadas. A forma mais simples consiste em adicionar o arquivo DBF como um dado vetorial a exemplo do que realizamos na aula sobre Relação de Valor. 

Abra o QGIS e adicione o DBF através do recurso Adicionar Camada Vetorial. Não tente abrir a tabela, pois há 299.348 registros e vai demorar uma vida inteira. O plano consiste em realizar a leitura dos dados concernentes ao seu município.

datasus_filtragem_ogr_04

O arquivo do DataSUS será adicionado como tabela não espacial. Nenhuma geometria poderá ser associada a esta tabela neste momento, portanto, podemos aplicar um filtro e realizar um recorte para a área de amostra.

datasus_filtragem_ogr_05

Clique com o botão direito sobre a camada e selecione a função Filtrar:

datasus_filtragem_ogr_06

O campo responsável por receber a atribuição de código foi formatado como texto, portanto, devemos construir a expressão entre aspas únicas. Veja abaixo:

MUNCOD = '431690'

datasus_filtragem_ogr_07

Certifique-se de incluir o código de seis dígitos. Para esta pesquisa, apenas os registros associados ao município de Santa Maria/RS serão destacados. Clique em OK e abra a Tabela de Atributos clicando sobre a tabela não espacial.

datasus_filtragem_ogr_08

Este é o recorte do Censo 2010 com amostragem para o município de Santa Maria/RS. São 62 linhas processadas para o código 431690 com cinco variáveis que distribuem a população no grupo de pessoas de 15 anos ou mais que passaram pela escola ao longo dos anos.

datasus_filtragem_ogr_09

QGIS: Exportar Tabela de Atributos para o Excel

De posse dos dados de interesse, chegou o momento de enviar essa tabela para o Microsoft Excel.  Clique com o botão direito sobre a camada e selecione o recurso Salvar Como.

datasus_filtragem_ogr_10

Nas opções da janela Salvar Como, selecione o driver MS Office Open XML Spreadsheet para gravar a tabela no formato XLSX. Desmarque a opção Adicionar arquivo salvo ao mapa e verifique os resultados.

datasus_filtragem_ogr_11

Não conhecia o recurso do QGIS para exportar uma tabela diretamente para o formato do Excel? A grande sacada aqui é realizar o caminho inverso, ou seja, preparar essa lista para ser distribuída em 62 pontos específicos do município.

datasus_filtragem_ogr_12

Com a lista em mãos, você pode analisar cada dado e pensar nas análises espaciais e formas para transportar essas entradas de planilha eletrônica para o SIG QGIS. Um boa sugestão seria criar um campo sequencial para depois unir tabelas com uma série de pontos aleatórios. Vale a pena testar tudo e verificar os resultados.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA