ArcGIS: aprenda estilizar um dado vetorial

0

Para criar um mapa, é preciso estilizar os dados do GIS e apresentá-los em um formato visualmente informativo. Há um grande número de opções disponíveis no ArcGIS para aplicar diferentes tipos de simbologia aos dados subjacentes. Neste tutorial, vamos explorar noções básicas de estilo.

Expectativa de vida

expectativa de vida é um conceito estatístico associado ao bem-estar da população. Ela indica a média do tempo de vida aproximada de uma sociedade.

A população mundial tem vivido cada vez mais, ou seja, com um aumento considerável de cerca de 20 anos nas últimas décadas. Segundo o dado da Universidade de Wisconsin-Madison, o Japão é um dos países com maior expectativa de vida. Por sua vez, Guiné-Bissau apresenta as menores taxas mundiais.

Visão geral da atividade

Vamos estilizar uma camada vetorial para mostrar a expectativa de vida em diferentes países do mundo.

Dado do tutorial

O dado que usaremos são da Universidade de Wisconsin-Madison. O dado está disponível no site da Universidade, no Link: Expectativa de vida

Para baixar diretamente: Clique aqui

Tutorial

1 – Abra o ArcMap e insira o dado em Add data.Imagem1

2 – Selecione newsweek_data.shp e clique em Add para adicionar o shp ao ArcMap.

Imagem23 – Duplo clique em newsweek_data.

Imagem34 – Em seguida, abrirá uma janela chamada Layer Proporties, clique em Symbology.

Imagem45 – Posteriormente, clique em Quantities, escolha a opção Graduated colors – Value -Escolha o campo de expectativa da tabela de atributos chamado LIFEXPCT.

Imagem56 – Podemos pensar em classificar nossos dados de expectativa de vida em 4 classes: SEM DADO, BAIXA, MÉDIA E ALTA. Escolha LIFEXPCT como a coluna e escolha 4 como as classes. Escolha a palheta que mostre bem os dados em Color Ramp.  

Imagem67 – É possível também mudar a cor individualmente (exemplo na classe SEM DADO). Em Label é possível definir as classes manualmente. Clique em OK quando estiver satisfeito com a classificação. 

Imagem7

8 – O mapa transmite as informações de maneira útil. Existem nomes de classes e cores claramente marcados para representar nossa interpretação dos valores de expectativa de vida.

Imagem8

DEIXE UMA RESPOSTA