Importando dados GPS para o Google Earth

0

O Google Earth pode importar dados GPS de duas formas: por meio de uma conexão direta com seu dispositivo GPS portátil ou por meio de um arquivo GPS, como um arquivo .gpx, obtido por download em seu computador por outro software de terceiros como o GPS Babel. Este tutorial servirá de guia para adicionar dados GPS no Google Earth usando ambos os métodos.

Neste tutorial, importaremos um arquivo .gpx de GPS de trilhas de elefantes, contribuição da Save the Elephants.

Pré-requisitos

  • Não é preciso nenhum conhecimento em programação!
  • Você precisará ter o Google Earth instalado no computador. Faça o download da versão mais recente aqui. É grátis!

Vamos começar!

1. Abra o Google Earth.

2. Se você tiver dados armazenados em seu dispositivo GPS portátil da Garmin ou Magellan, conecte-o ao computador usando o conector USB ou a porta serial e ligue o dispositivo. Esses serão os dados que você usará na próxima seção.

3. Você também desejará alguns dados GPS para experimentar no tutorial. Faça o download do conjunto de dados de exemplo clicando com o botão direito e salvando o arquivo GPS_track_Save-the-Elephants.gpx em seu computador. Esses dados foram compartilhados pela Save the Elephants e destinam-se ao uso neste tutorial.

Importe dados GPS de seu dispositivo GPS portátil

1. Certifique-se de que seu aparelho GPS portátil Garmin ou Magellan esteja conectado ao computador, usando seu conector USB ou a porta serial, e que seu dispositivo GPS esteja ligado.

Observação: Se estiver usando uma conexão USB, primeiro é necessário instalar um driver para seu aparelho GPS. Os drivers podem ser encontrados no CD que veio com seu dispositivo, ou podem ser obtidos por download no site do fabricante do dispositivo.

2. Vá para o menu Ferramentas e selecione GPS.

3. Na janela Importação de GPS, vá para a guia Histórico e escolha seu dispositivo: Garmin ou Magellan.

4. Marque as caixas se quiser importar Waypoints, Trilhas e/ou Rotas.

5. Clique em Importar. Será feito o download dos dados em seu dispositivo diretamente para o Google Earth, onde você poderá visualizá-los e salvá-los conforme descrito a seguir.

6. Os dados importados do dispositivo GPS portátil podem ser animados por conterem carimbos de hora (data e horário) de quando foram coletados pelo dispositivo GPS. Basta selecionar os dados GPS no painel Lugares e clicar em Reproduzir nos Controles de tempo.

7. Salve seus dados GPS em um arquivo KML, clicando com o botão direito do mouse em sua pasta de dados GPS no painel Lugares e selecionando Salvar lugar como, ou selecione os dados do dispositivo GPS no painel Lugares, vá para o menu Arquivo e selecione Salvar lugar como

Dicas:

  • Também é possível obter os dados de seu dispositivo GPS em tempo real. Por exemplo, se você sair a campo com seu notebook, poderá visualizar seu local atual ao vivo no Google Earth. Na caixa de diálogo Importação de GPS, selecione a guia Tempo real para ver as opções de visualização de dados dinâmicos. Você precisará se certificar de que seu dispositivo GPS esteja conectado e transmitindo dados usando um dos protocolos compatíveis (NMEA é o mais comum).
  • Antes de desconectar seu laptop da Internet e ir a campo, certifique-se de usar o Google Earth para visualizar e voar para os lugares que você visitará, para que as imagens relevantes sejam salvas no cache em seu disco rígido.

Importe dados GPS de um arquivo

Se você tiver dados GPS armazenados em um arquivo GPX ou outro tipo de arquivo, poderá abri-lo no Google Earth. Também, se tiver um dispositivo GPS para o qual o Google Earth não aceite conexões diretas, mas que seja capaz de exportar dados para um arquivo, ainda poderá visualizar seus dados GPS no Google Earth. Leia as instruções fornecidas com seu dispositivo GPS referentes à exportação de dados de seu dispositivo para um arquivo em seu computador. Também é possível usar software de terceiros, como o GPS Babel, para fazer o download do arquivo GPX para o computador.

1. Se não tiver seu próprio arquivo para usar (os formatos de arquivo compatíveis são .gpx, .loc e .mps), poderá fazer o download e usar o arquivo de exemplo fornecido pela Save the Elephants: clicando com o botão direito e salvando o arquivo GPS_track_Save-the-Elephants.gpx

2. Vá para o menu Arquivo, selecione Abrir…

3. Na janela Abrir, altere o tipo de arquivo para os tipos de arquivos de GPS usando a lista Arquivos do tipo e selecionando Gps (*.gpx, *.loc, *.mps).

4. Navegue até o local apropriado em seu computador e selecione o arquivo GPS.

5. Clique em Abrir para começar o processo de importação.

6. Na caixa de diálogo Importação de dados GPS exibida, escolha fazer o download de Waypoints, Trilhas e Rotas. Também escolha Traçar linhas de trilhas e rotas e Ajustar altitudes para a altura do solo.

7. Clique em OK. O arquivo será importado e poderá ser visualizado no Google Earth conforme descrito.

Depois de ter carregado os dados GPS no Google Earth, será possível editar os marcadores de waypoints e caminhos de trilhas, além de adicionar mais informações sobre os waypoints e as trilhas nos balões.

Visualize e salve seus dados GPS

1. Depois de ter carregado os dados GPS no Google Earth, será possível editar os marcadores de waypoints e caminhos de trilhas, além de adicionar mais informações sobre os waypoints e as trilhas nos balões. Para editar um recurso no Google Earth, clique com o botão direito do mouse no recurso no visualizador em 3D ou no painel Lugares e selecione Propriedades (em um PC) ou em Obter informações (em um Mac).

2. Os dados importados do dispositivo GPS portátil podem ser animados por conterem carimbos de hora (data e horário) de quando foram coletados pelo dispositivo GPS. Basta selecionar (destacar) a pasta dos dados GPS no painel Lugares e clicar em Reproduzir nos Controles de tempo.

3. Para salvar seus dados GPS em um arquivo KML em seu disco rígido, clique com o botão direito do mouse (Ctrl-clique em um Mac) em sua pasta de dados GPS no painel Lugares e selecione Salvar lugar como.

A imagem abaixo mostra um produto final da trilha de GPS da Save the Elephants referente a um elefante que monitoram.

Mais informações sobre a importação de dados GPS estão disponíveis no Guia do Usuário do Google Earth aqui.

Fonte: Google Earth


 Inscreva-se no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital

DEIXE UMA RESPOSTA