Radar: características da missão Sentinel–1

0

A missão Sentinel-1 é composta por uma constelação de dois satélites de órbita polar, Sentinel-1A e 1B, que operam na banda C de dia e de noite para a obtenção de imagens SAR, independentemente das condições meteorológicas.

Esta missão é projetada para funcionar num modo de operação pré-programado para evitar conflitos, obtendo imagens a nível global das massas terrestres, zonas costeiras e rotas marítimas com alta resolução temporal e espacial.

Os dados adquiridos por esta missão são disponibilizados gratuitamente de modo a promover o aumento da investigação científica, o crescimento de mercados de observação da terra e a criação de emprego.

Características

Os satélites Sentinel-1 possuem um tempo de vida de 7 anos (com recursos para 12 anos) e encontram-se numa órbita com 693 km de altitude. A órbita é sincronizada com o sol,  quase-polar e circular. Ambos os satélites Sentinel-1A e Sentinel-1B partilham a mesma órbita plana com uma diferença de fase de 180º. Cada satélite tem um ciclo de 12 dias e 175 órbitas por ciclo. Estando os dois satélites da constelação operacionais a repetição de ciclo é de 6 dias. A constelação tem uma frequência de repetição (ascendente/descendente) de 3 dias no equador e menos de um dia no Ártico.

1
Constelação Sentinel-1

Os satélites Sentinel-1 têm incorporado um instrumento SAR que opera na banda C a uma frequência de 5.405 GHz. O sistema tem a capacidade de operar nos modos de dupla polarização (HH/HV ou VV/VH) e polarização única (HH ou VV) e possui quatro modos de aquisição distintos: SM (Stripmap Mode), IW (Interferometric Wide Swath Mode), EW (Extra-Wide Swath Mode) e WV (Wave Mode).

7_modos_aquisicao_sentinel-1
Configuração dos diferentes modos de aquisição

 Quadro-resumo das características dos quatro modos de aquisição da missão Sentinel-1:

Modo Ângulo Incidente Resolução Espacial Largura de Faixa Polarização
SM 20° – 45° 5 × 5 m 80 km HH/HV, VV/VH, HH, VV
IW 29° – 46° 5 × 20 m 250 km HH/HV, VV/VH, HH, VV
EW 19° – 47° 20 × 40 m 400 km HH/HV, VV/VH, HH, VV
WV 22° – 35° 5 × 5 m 20 × 20 km HH, VV
35° – 38°

Os modos de aquisição satisfazem os requisitos de diversas aplicações, sendo que alguns modos se adequam mais do que outras.

Aplicação  Modo 
SM  IW  EW  WV 
Ártico e gelo marinho    x x  
Vigilância de navios em mar aberto    x x  
Monitoramento de poluição de óleo    x x  
Ventos marítimos        x
Florestas    x    
Agricultura    x    
Cartografia de deformação urbana    x    
Monitoramento de inundações  x x    
Análise de sismos  x x    
Monitoramento de deslizamento de terras e vulcões  x x    

Tipos de produtos e níveis de processamento

Os produtos Sentinel-1 adquiridos através dos modos SM, IW e EW são distribuídos em três níveis de processamento: Nível-0, Nível-1 e Nível-2. Para o modo WV apenas são distribuídos produtos de Nível-2. Os produtos de Nível-1 podem ser SLC ou GRD (Ground Range Detected). Os produtos de Nível-2 OCN (Ocean) podem ter diferentes componentes dependentemente do modo de aquisição.

8_niveis_processamento_sentinel_1
Níveis dos produtos dos modos de aquisição da missão Sentinel-1
  • Os produtos do Nível-0 consistem em dados SAR brutos comprimidos e não focados que se encontram disponíveis para utilizadores dos modos SM, IW e EW. Estes produtos são a base a partir da qual os produtos de alto nível são produzidos.
  • Os produtos de Nível-1 estão geralmente disponíveis para a maioria dos utilizadores. Como referido anteriormente, os produtos de Nível-1 são produzidos como SLC e GRD. Os produtos SLC consistem em dados SAR focados, georreferenciados utilizando dados de órbita e atitude do satélite, e proporcionados em geometria de alcance inclinado em zero-Doppler. Estes produtos consistem em amostras complexas que preservam a informação de fase.
  • Os produtos de Nível-2 consistem em produtos geofísicos derivados dos produtos de Nível-1.

    Porto de Antuérpia-Bélgica
    Porto de Antuérpia-Bélgica

Fonte: Universidade de Lisboa


Inscreva-se no nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProcessamentoDigitalGeo

Fique por dentro das novidades do site através da nossa Newsletter:
http://www.processamentodigital.com.br/assinatura

Curta nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ProcessamentoDigital

Siga nossa página no LinkedIn. Vamos divulgar muitas novidades nessa rede:
http://www.linkedin.com/company/processamento-digital

 

DEIXE UMA RESPOSTA