DroneShow reúne números atualizados dos sistemas SARPAS e SISANT

0

A partir deste mês o DroneShow passa a reunir periodicamente os números atualizados dos sistemas SARPAS – Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas – mantido pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – e SISANT – Sistema de Aeronaves Não Tripuladas – da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, com o objetivo de informar a comunidade sobre o avanço dos números no setor de drones no Brasil.

Estes números foram atualizados até o fim de julho de 2018, sendo portanto um retrato fiel do setor de Drones no Brasil.

O SARPAS foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a solicitação de acesso ao Espaço Aéreo para o uso de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS/Drones) no espaço aéreo brasileiro.

Segundo os números atualizados em julho deste ano, hoje o SARPAS conta com 13.690 pilotos e 11.000 aeronaves cadastradas. Em relação ao número de operações, até hoje foram 57.927 pedidos no total, sendo que destas 50.750 foram aprovadas, uma taxa de 87,61% de respostas positivas.

Por sua vez, o cadastro no SISANT é obrigRegulmtório as ae­ronaves não tripuladas de uso recreativo (aeromodelo) ou não recreativo (RPA), com peso máximo de deco­lagem superior a 250 gramas e limitado a 25 quilos e que não voará além da linha de visada visual (BVLOS) ou acima de 400 pés (120 metros) acima do nível do solo. Deve ser feito um cadastro por aeronave e cada equipamento deve estar vinculado a uma pessoa ou a uma empresa no Brasil, que será a responsável legal pela aeronave.

No SISANT existem hoje 46.058 pessoas cadastradas, sendo quase 95% pessoa física e o restante empresas. Em relação ao número de Drones, estão cadastrados 48.752 no total, sendo pouco mais de 35% para uso profissional e o restante de uso recreativo.

Regulamentação dos Drones

Com o objetivo de tirar dúvidas diversas e informar sobre as recentes alterações na regulamentação contidas nas novas AICs, foi realizada uma sessão tira-dúvidas no último dia 25 de julho com apresentação do Ten Cel Jorge Humberto Vargas, do DECEA, e moderação de Emerson Granemann, da DroneShow.

Assista o replay na íntegra

A regulamentação dos drones será um dos temas de destaque do DroneShow Plus, que será realizado de 6 a 8 de novembro em São Paulo(SP) e contará com seis cursos, além da sexta edição do fórum empresarial do setor. Confira a programação completa e garanta sua vaga:

droneshow-plus-programacao-completa

Boas Práticas

Visando tornar o uso de aeronaves remotamente pilotadas uma atividade mais segura e acelerar este mercado no Brasil, o DroneShow criou um espaço onde você pode encontrar, de forma rápida e fácil, as principais dicas, regulamentações e links para o uso consciente de drones.

Através do endereço www.droneshowla.com/boas-praticas você encontra uma compilação de dicas, leis, instruções, portarias e normas referentes ao tema, oriundos dos sites da Anatel, Decea, Anac, Ministério da Defesa, dentre outras fontes.

A página Boas Práticas é mais uma contribuição do DroneShow para a Campanha #DroneConsciente. Neste espaço você conhecerá as dicas para utilizar os drones, dentro da legalidade, tanto para fins profissionais como para usos recreacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA