Skynet: Sistema inteligente para Detecção de Manchas de Óleo no mar

0

 

Difícil imaginar o mundo de hoje sem o petróleo. Seja para a indústria, para o transporte de cargas e de pessoas – por meio de carros, caminhões, aviões, entre outros – para a produção de plástico. Os derivados do petróleo são indispensáveis para a vida da população mundial. Estudo da British Petroleum sobre a produção e o consumo de petróleo mostram que os números têm crescido bastante nas últimas décadas. Na figura a seguir é possível visualizar esses dados de acordo com a região no planeta

1No entanto, a produção e o consumo dos derivados do petróleo são problemáticos, principalmente para o meio ambiente. Todos os anos são registradas poluições por óleo no mundo de origem diversas, descartes de embarcações, plataformas, água de produção fora das especificações, exsudações naturais, entre outras fontes. Segundo a Associação Internacional de Produtores de Óleo e Gás, os efeitos negativos da poluição por óleo são: 

  • Risco à segurança e instalações:
  • Compostos que evaporam podem representar risco de explosão ou incêndio;
  • Vapores nocivos podem atingir a tripulação das embarcações;
  • Risco aos meio ambiente e recursos naturais: 
  • Morte de pássaros e mamíferos marinhos;
  • Gotas dispersas que são incorporadas a sedimentos em regiões costeiras podem resultar em exposição a longo prazo dos organismos que ali habitam;
  • O óleo à deriva pode contaminar habitats costeiros;
  • Risco econômico: 
  • Sujar embarcações de pesca e seus equipamentos, se recomenda proibição de pesca no local atingido;
  • Animais marinhos explorados economicamente podem se tornar contaminados pelos efeitos da poluição na coluna de água;
  • Óleo que chega a praias turísticas torna o local inapropriado para a atividade.

Monitorar os impactos causados pelo vazamento de óleo demanda alta tecnologia para garantir resultados em tempo real. Isso porque uma ação rápida em caso de vazamentos pode ser a diferença entre um episódio controlado ou uma catástrofe ambiental de enormes proporções. Nessa linha, a empresa norte-americana XSkyLab criou o Skynet, uma nova proposta de monitoramento por satélite de diferentes plataformas, utilizando computação em nuvem e uma integração de dados ambientais, oceanográficos, meteorológicos e de embarcações. O Skynet permite aos gestores e tomadores de decisão (empresas públicas e privadas) visualizar de forma rápida os cenários estratégicos, táticos e operacionais para cada registro de vazamento de óleo no oceano.

O Skynet une o trabalho de técnicos, imagens de satélite dos maiores players mundiais e extensos e completos arquivos em uma mesma plataforma. Ao usuário basta acessar o sistema, delimitar a área a ser monitorada, estabelecer as variáveis (tempo, repetição, entre outras) e clicar o mouse. A solução oferece relatórios completos sem a necessidade de se contratar nada mais além do serviço. Todo o poder de processamento computacional, que nesse tipo de operação precisa ser altíssimo, está na nuvem, o que libera o usuário de qualquer tipo de aquisição de hardware, software ou infraestrutura. A gama de informações disponível é completa. A figura a seguir ilustra algumas delas disponibilizadas pelo sistema.

2

O sistema permite a classificação probabilística de a mancha conter óleo mineral e fornece uma estimativa de previsão da movimentação da mancha conforme o vento oceânico e as correntes marítimas. A ilustração a seguir mostra o contorno de uma detecção associada a uma embarcação e a forma condizente com a direção e o sentido do vento oceânico.

3
Detecção de derrame de Óleo no litoral de São Paulo. Crédito: Hex Tecnologia Espaciais

Com esses dados é possível gerar alertas de acordo com a probabilidade de a mancha conter óleo e a sensibilidade ambiental da área a ser afetada pelo vazamento. Esses alertas, somados à posição em tempo real de embarcações e aeronaves de resposta a emergência, tornam possível a construção do cenário ideal para a decisão precisa e rápida nas atuações de contenção, queima, recolhimento ou dispersão do óleo derramado em diversos tipos de incidentes.

Imagem Sentinel-1B
Imagem Sentinel-1B


+Informações:
https://www.xskynet.app/
TEL.: + 55 61 3574-2005 / + 55 61 3574-2007

DEIXE UMA RESPOSTA