Hex é premiada em desafio mundial promovido pela Airbus como empresa mais inovadora

0
Hex é premiada em desafio mundial promovido pela Airbus como empresa mais inovadora
Alexandre Silva apresentando a solução da Skynet para o mercado de Óleo e Gás na conferência da Airbus.

Hex é premiada em desafio mundial promovido pela Airbus como empresa mais inovadoraA empresa brasileira de tecnologia geoespacial Hex ganhou, no último dia 8 de novembro, o prêmio “Innovation Challenge”, concedido anualmente pela Airbus Defense & Space para as empresas mais inovadoras do mercado de Sensoriamento Remoto. O reconhecimento do conglomerado empresarial franco-alemão se deu para a solução Skynet, 100% desenvolvida pela Hex destinada ao processamento digital de imagens de satélites em larga escala. A cerimônia de premiação aconteceu em Toulouse, na França, durante o Channel Partner Conference, evento que reúne centenas de players e pesquisadores do segmento aeroespacial e integrantes da Comunidade Airbus Intelligence.

Para o Diretor Técnico da HEX, Mariano Pascual, a conquista, além de inédita, é também um claro indício do potencial nacional junto ao mercado global. “Essa foi a primeira vez que uma empresa brasileira ganha essa premiação. Porém, mais importante, foi a resposta dos participantes, que vinham de diversas partes do mundo e que se impressionaram positivamente com a solução apresentada e com a possibilidade de ser aplicada globalmente sem a necessidade de adaptações ou customizações”, explica. Algo também destacado pelos executivos da Airbus foi a ascensão, em menos dois anos, da HEX à categoria de Airbus Diamond Distributor. “Hoje, em todo o mundo, apenas 11 empresas são parte dessa destacada categoria de parceria concedida pela Airbus Defense & Space”, detalha Pascual.

Skynet é premiado como a melhor solução.
Skynet é premiado como a melhor solução.

A solução apresentada pela HEX foi o Skynet, um poderoso processador digital de imagens, que aplica inteligência artificial em imagens obtidas dos principais satélites de observação terrestre disponíveis para gerar relatórios analíticos completos, o caso específico premiado foi a detecção automática de manchas de óleo no mar a partir de imagens de radar. A aplicação do Skynet no caso apresentado provoca interesse tanto na indústria de óleo e gás e quanto nas agências governamentais relacionadas a gestão ambiental. Segundo Leonardo Barros, Diretor Executivo da HEX, o prêmio é um importante incentivo para a internacionalização das nossas operações pois podemos levar as informações geradas pelo Skynet a diversos países. “Por ter sua arquitetura concebida para operar em nuvens públicas ou privadas, e com um modelo de aquisição bastante simples, a solução tem amplo potencial para comercialização em todo o planeta, visto que atende necessidades específicas de variados setores, como agricultura, meio ambiente, defesa, planejamento urbano, manchas de óleo, transporte, energia, entre outros”, detalha, “Por exemplo, atualmente, o Skynet é utilizado para monitorar o uso e ocupação do solo e já acumula mais de 100 milhões de km² monitorados em todo território brasileiro, aplicado a diversos objetivos.”

Clique aqui para saber mais sobre o Skynet: https://www.xskynet.app

DEIXE UMA RESPOSTA